Várias cabeças pensantes : percepções a respeito da docência compartilhada no PIBID-EJA e suas contribuições para a formação docente
dc.contributor.advisor | Della Libera, Aline Lemos da Cunha | pt_BR |
dc.contributor.author | Moraes, Isabela dos Reis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-30T02:34:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/165944 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão aborda a docência compartilhada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo central é analisar como a docência compartilhada contribui para a formação docente de estudantes de Pedagogia, a partir da experiência do PIBID-EJA. Os escritos de Traversini (2010; 2012), Machado (2013) e Montemezzo (2014) deram suporte teórico a este trabalho. No âmbito metodológico, esta pesquisa é de abordagem qualitativa, com realização de quatro entrevistas com integrantes e egressos do PIBID-EJA. Para análise dos dados, foram organizadas cinco categorias – Percepções sobre a docência compartilhada; (In)segurança na prática pedagógica; Planejamento compartilhado; Diálogo e atenção especial ao educando. Por meio dos depoimentos de integrantes e egressos do PIBID-EJA, percebe-se que a docência compartilhada é uma proposta pertinente e significativa para a formação docente, pois possibilita a troca de conhecimentos e vivências através do diálogo horizontal, qualificando e enriquecendo a prática pedagógica de estudantes de Pedagogia e contribuindo para novas formas de organização pedagógica para a Educação de Jovens e Adultos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Várias cabeças pensantes : percepções a respeito da docência compartilhada no PIBID-EJA e suas contribuições para a formação docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001046221 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)