Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorJunqueira Filho, Gabriel de Andradept_BR
dc.contributor.authorFarias, Marianne de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-30T02:34:13Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/165922pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste na análise da minha prática como Professora-Estagiária do Curso de Pedagogia, realizada no segundo semestre de 2016, junto a uma turma de Maternal 1 (crianças na faixa etária de 2 a 3 anos), em uma Escola de Educação Infantil da Rede Pública de Porto Alegre.Dentre as inúmeras vivências significativas ao longo desse período, escolhi recobrar e analisar o Projeto de Pintura, elaborado a partir dos princípios das Linguagens Geradoras (JUNQUEIRA FILHO,2011)e suas contribuições para a minha autoconstituição como professora da área de Educação Infantil. Trata-se, portanto, de um Estudo de Caso e teve como instrumentos de geração de dados o levantamento bibliográfico e a retomada, organização e análise de documentos produzidos durante o estágio obrigatório, como os planejamentos semanais, os projetos de parte cheia e de parte vazia do planejamento, parecer individual e caminhada de grupo, fotos, reflexões, anotações escritas sobre conversas com o meu supervisor, e lembranças do momento vivido. Quanto ao referencial teórico, busquei fundamentação em Cunha (2011,2014), Gomes (2001) e Richter (2004, 2011, 2014), em relação às artes gráfico-plásticas, e em Fontana (2005), em relação a minha autoconstituição como professora. Ao longo das análises e reflexões por escrito, esta pesquisa me fez perceber que não nos tornamos professoras pelo simples fato de estarmos praticando nosso trabalho em sala de aula, mas pela reflexão sobre nossa prática docente e pelos estudos que fizemos e faremos durante toda nossa formação profissional.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo es un análisis de mi práctica como Maestra-pasante del Curso de Pedagogía, realizado en el segundo semestre de 2016, hecho en una clase de primer año del segundo ciclo (niños de 2 y 3 años), en una Escuela de Educación Infantil de la Red Pública de Porto Alegre. Dentre las incontables experiencias significativas al largo de ese periodo, elegi recordar y analizar el Proyecto de Pintura basado en la teoría de Lenguajes Generadora (JUNQUEIRA FILHO, 2011) y sus contribuiciones para mi auto constitución como maestra del área de Educación Infantil. Así que, este trabajo es Estudio de Caso y tuvo como instrumentos para generar datos el levantamiento bibliográfico y reanudación, organización y análisis de documentos producidos durante la pasantía obligatoria, como planeamiento semanal, guión de la parte llena, reflexiones, correos intercambiados con mi supervisor, caminada del grupo y fotos de los momento vividos. A lo que se refiere al referecial teorico, busque base en Cunha (2011,2014), Gomes (2001) e Richter (2004, 2011, 2014), em relación a las artes gráfico-plasticas, en Fontana (2005), en relación a mi auto constitución como maestra. Mientras hacía el análisis y reflexiones escritas, pude percibir que no nos tornamos maestras por el simple hecho de estarmos practicando nuestro trabajo en un aula, pero en la reflexión que hacemos sobre la práctica docente y en los estudios que hacemos durante toda nuestra formación profesional.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormación de maestroses
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducación Infantiles
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.titlePintura e formação de professores : refletindo sobre a experiência de estágio na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001046290pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem