Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorAragón, Rosanept_BR
dc.contributor.authorValim, Rosenara Evaldtpt_BR
dc.date.accessioned2017-08-24T02:43:25Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/165682pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado teve como objeto de estudo a análise das compreensões dos alunos-professores em relação ao portfólio de aprendizagens e a síntese reflexiva no processo de aprendizagem do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A observação das produções escritas dos alunos-professores foi realizada a partir do conceito de tomada de consciência de Jean Piaget. A coleta de dados ocorreu através dos registros escritos dos alunos-professores na plataforma Moodle e organizados com o apoio dos softwares NVivo e CHIC. Dessa forma, foi possível realizar dois estudos, embasados nas observações dos dados. Através do NVivo, foram realizados levantamentos e interpretações das informações. No CHIC, foi possível interpretar as relações de similaridades e implicações entre significado, aprendizagem e dificuldades compreendidas pelos alunos-professores sobre o portfólio e a síntese. Como desfecho da análise, foi possível verificar que os alunos-professores compreendem o portfólio de aprendizagens como ferramenta de fundamental relevância para a escrita da síntese reflexiva e que a produção escrita dos instrumentos de aprendizagem é vista como meio de substancial interesse para a articulação entre a teoria proposta no curso e a prática em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThis Master’s thesis had as study object the analysis of the students-teachers’ comprehension in relation to the learning portfolio and the reflexive synthesis in the learning process of the Pedagogy Distance course of the Federal University of Rio Grande do Sul. The observation of the students-teachers’ written productions was done from Jean Piaget’s concept of awareness. The data collection was done through the students-teachers’ written records on Moodle platform and organized with the support of softwares NVivo and CHIC. In this way, it was possible to perform two studies, based on the data observations. Through NVivo, surveys and interpretations of the information were done. With CHIC, it was possible to interpret the relations of similarities and implications among meaning, learning and difficulties understood by the students-teachers about the portfolio and the synthesis. As a result of the analysis, it was possible to verify that the students-teachers understand the learning portfolio as a tool of fundamental relevance for writing the reflexive synthesis and that the written production of the learning instruments is seen as a way of substantial interest for the articulation between the theory proposed in the course and the practice in classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearning portfolioen
dc.subjectEnsino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectComprehensionen
dc.subjectReflexive synthesisen
dc.titleSignificados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001045764pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem