Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, José Vicente Tavares dospt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, Francesca Batista dept_BR
dc.date.accessioned2017-08-19T02:37:08Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/165469pt_BR
dc.description.abstractAtravés das representações da violência presentes nas obras ficcionais escritas por Ivan Ângelo A Festa (1976) e A casa de vidro (1979), durante a Ditadura do Pós-64, é possível relacionar o discurso literário às dimensões sociais. Pelo crivo da história e conceitos originários da Crítica Literária e da Literatura Comparada aplicados ao campo da Sociologia da Literatura, é possível compreender com sensibilidade e rigor alguns episódios e elementos da vida social brasileira, tais como: o papel do escritor em tempos de repressão à liberdade de expressão. Esse exercício reflexivo, arriscado e recente na sociologia materializa tanto os estudos literários quanto os sociológicos, de modo que o imaginário adquire status de objeto social, o que introduz, na análise sociológica dos textos (verbais e imagéticos) e suas circunstâncias de produção, a afirmação de uma das características mais sociais e humanas: a narratividade. A escrita criativa é uma fonte de acesso a posicionamentos tanto estéticos quanto políticos, e através dessas interfaces mesclam-se a memória, o esquecimento e a construção da ideia do passado. Por isso, a prática da leitura sob essa via ressignifica o sentido do presente e avança um passo a mais em direção à literatura como um fato social inegável e como ato ao mesmo tempo individual e coletivo que persiste através dos tempos e da cultura nacional.pt_BR
dc.description.abstractIt is possible to establish relations with literary discourse and social dimensions by means of the representations of violence existent in the fictional works The celebration (1976) and The tower of glass (1979) written by Ivan Ângelo during the Post-64 dictatorship. It is conceivable to comprehend sensibly and rigorously some episodes and elements of Brazilian social life, such as the role of the writer in times of freedom of expression repression by sifting through history and concepts from Literary Criticism and Comparative Literature applied to the field of Sociology of Literature. This risky and recent in sociology reflexive exercise enriches the study of literature and sociology in a way that fictional thought receives status of social object which introduces the statement of one of the most social and human features, the storytelling, in the sociological analysis of verbal and imagery texts and their production circumstances. Creative writing is a source of entry to both aesthetic and political positioning and, through these interfaces, memory, oblivion and the construction of the past are all mixed. Therefore, the practice of reading under this comprehension reframes the meaning of the present and advances another step towards literature as an undeniable and social fact and also as a fact that is at the same time individual and collective and that persists through time and through national culture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociology of literatureen
dc.subjectÂngelo, Ivan, 1936-pt_BR
dc.subjectThe tower of glassen
dc.subjectSociologia da literaturapt_BR
dc.subjectThe celebrationen
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectPost-64en
dc.subjectViolência na literaturapt_BR
dc.subjectRepresentations of violenceen
dc.subjectGolpe militar : 1964pt_BR
dc.subjectDitadura civil-militarpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleRepresentações da violência do pós-64 na ficção literária de Ivan Ângelo : a escrita engajadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001023923pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples