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dc.contributor.authorJardim, Denise Fagundespt_BR
dc.date.accessioned2017-08-10T02:38:20Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1517-395Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/165031pt_BR
dc.description.abstractDesde 1996, a ausência ou a presença controlada de líderes religiosos junto às famílias de imigrantes palestinos no extremo sul do Brasil, indaga-se sobre a “falta de” uma mesquita e a opção por uma sala de oração situada na Sociedade Beneficente Árabe-Palestina numa cidade do extremo sul do Brasil. Acompanhando a comunidade por mais de 10 anos, percebe-se que a sala de oração comportara visitas esporádicas de Cherks, mas até então, os líderes religiosos “de carreira” eram acolhidos tão somente como visitantes e hóspedes da comunidade. Somente no ano 2000 reconheceu-se a presença de um potencial Imam. Esse é um processo revelador de aspectos da vida religiosa e da ingerência da comunidade local na sua experiência cotidiana e de suas relações com não muçulmanos, indicando processos ora de hipervisibilidade ora de invisibilidade da religiosidade muçulmana entre os imigrantes. Os estudos sobre islamismo vêm sendo organizados na atualidade dando ênfase ao estudo da islamofobia, se contrapondo a noções reduzidas sobre a experiência religiosa, e aos nexos entre as práticas muçulmanas e a presença imigrante em sociedades em que o cristianismo é preponderante. Indago sobre algumas das ciladas metodológicas mais comuns na organização de trabalhos etnográficos sobre as práticas muçulmanas. Como propusera Geertz, tomo a religião como sistema cultural e procuro redirecionar as perguntas que costumeiramente formulamos em campo. Não estaríamos pautados prioritariamente pelo sentido de “revelar” as práticas religiosas nativas?pt_BR
dc.description.abstractSince 1996, the absence, or the controlled presence, of religious leaders amongst Palestinian immigrant families in southern Brazil has lead me to inquiry as to the reason for the “absence” of a mosque and the choice of a prayer room located in the Sociedade Beneficente Árabe-Palestina, in a town located in the southern most part of the country. During more than ten years of fieldwork in the community, we have noticed that the prayer room receives occasional visits by Cherks, but until recently, “career” religious leaders were only visitors and guests to the community. It was only in 2000 that the presence of a potential Imam was acknowledged. This process revealed various aspects of the religious life and the affects of the local population upon the daily experience and relations with non-Muslims, pointing out processes of both hipervisibility and invisibility of Muslim religiosity amongst immigrants. Contemporary research on Islamism has focused on islamfobia, countering reductive notions about religious experience, and attending to the connections between Islamic practices and immigrant presence in predominantly Christian societies. This essay focus on some issues regarding common methodological dead- ends in ethnographies of Muslim practices. As Geertz suggested, we take religion as a cultural system, seeking to redirect the questions we commonly ask during fieldwork. Have we not been guided, primarily, by the quest to “reveal” native religious practices?.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofIlha : revista de antropologia. Florianópolis, SC. Vol. 14, n. 1/2 (2012), p. 119-138pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPalestinian immigrationen
dc.subjectImigração palestinapt_BR
dc.subjectIslamismopt_BR
dc.subjectIslamismen
dc.subjectMediaen
dc.subjectMoralidadept_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectMoralitiesen
dc.titleInvisibilidade e hipervisibilidade dos muçulmanos no extremo sul do Brasil : os contornos da vida comunitária e os preceitos islâmicos em ato entre imigrantes de origem palestinapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000873039pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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