Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Rannyelly Rodrigues dept_BR
dc.contributor.authorAlves, Francisco Régis Vieirapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-09T02:34:20Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2238-8079pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164932pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo apresenta uma abordagem de investigação no contexto da História da Matemática, envolvendo situações que visam oportunizar o entendimento da extensão, evolução e generalização de propriedades da Sequência de Fibonacci. Dessa forma, abordam-se duas situações. A primeira, envolvendo a descrição da fórmula de Binnet no campo dos inteiros. Logo em seguida, apresenta-se uma descrição e análise dos termos explícitos presentes na Sequência Polinomial de Fibonacci. O escopo da presente proposta de atividade busca a divulgação científica de noções envolvendo a generalização, ainda atual, fato que acentua o caráter ubíquo da Sequência de Fibonacci. À vista disso, a proposta de experimento didático está fundamentada na organizada das características da Engenharia Didática. Almeja-se, além da validação interna das hipóteses levantadas durante a investigação, contribuir com a formação inicial de estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática que virem a estudar o tema.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a research approach within the context of History of Mathematics, involving situations that aim to provide an understanding of the extension, evolution and generalization of properties of the Fibonacci Sequence. In this way, two situations are addressed. The first, involving the description of Binet's formula in the integer field. Then, a description and analysis of the explicit terms present in the Fibonacci Polynomial Sequence is presented. The scope of this activity proposal seeks the scientific dissemination of notions involving generalization, still current, a fact that accentuates the ubiquitous character of the Fibonacci Sequence. Thus the proposal of didactic experiment is based on the organized in the characteristics of Didactic Engineering, beyond the internal validation of the hypotheses raised during the investigation this paper aims at contributing to initial education of undergrad Mathematicsof students that may come to study the subject.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 6, n.1 (2017), p. 1-14pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectResearch activitiesen
dc.subjectFibonacci : Sequenciapt_BR
dc.subjectDidactic Engineeringen
dc.subjectHistory of Mathematicsen
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectGeneralized Fibonacci Sequenceen
dc.titleO estudo de definições matemáticas no contexto de investigação histórica : um experimento didático envolvendo engenharia didática e sequências polinomiais de Fibonaccipt_BR
dc.title.alternativeThe study of mathematical definitions in the context of historical research : a didactic experiment involving didactic engineering and Fibonacci polynomial sequencesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001026658pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record