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dc.contributor.authorRocha, Ana Luiza Carvalho dapt_BR
dc.contributor.authorEckert, Corneliapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-05T02:45:33Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1516-7658pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164898pt_BR
dc.description.abstractO Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV/PPGAS/UFRGS), criado em 1997, reúne um acervo digital de dados etnográfi cos sobre a memória coletiva, itinerários e formas de sociabilidade nas cidades contemporâneas. Na modalidade de um banco de conhecimento sobre as cidades brasileiras, em especial a cidade de Porto Alegre, o projeto dirige-se à criação de narrativas etnográfi cas multimídia e à sua circulação na Internet. Para relacionar essas narrativas etnográfi cas com o campo intelectual de refl exão sobre antropologia urbana no Brasil, criamos, em 2003, um projeto intitulado “Narradores urbanos: estudo da trajetória intelectual de antropólogos brasileiros”, e trazemos neste artigo o exemplo de Ruth Cardoso. A proposta contempla a realização de documentários sobre a geração de antropólogos considerados os pais fundadores da antropologia urbana no Brasil, segundo três etapas. Num primeiro momento, abarcando a etapa de pré-produção, foram escolhidos os expoentes dos principais centros de pesquisa sobre o tema no país: Gilberto Velho (Museu Nacional/UFRJ), Eunice Durham, Ruth Cardoso e José. G. Magnani (USP/SP), Ruben Oliven (UFRGS/RS), Tereza Caldeira e Alba Zaluar (UFRJ). Seguiu-se um cronograma de produção do documentário. Era feito, então, um convite formal a cada um dos antropólogos para refl etir sobre o contexto de suas pesquisas em torno da construção das metrópoles contemporâneas no Brasil O convite era acompanhado de um roteiro de deslocamentos (ora espacial, ora temporal) do antropólogo-narrador no interior dos territórios da metrópole por ele pesquisada. Sempre que possível, o percurso era seguido pelo registro audiovisual das diretoras, elas próprias antropólogas. Em diálogo com essas imagens produzidas durante a entrevista, uniam-se outras, de diferentes procedências: 1. registros sonoros e visuais produzidos pelas próprias realizadoras, fora do contexto de entrevista, em suas experiências etnográfi cas nas metrópoles em questão, e 2. imagens fotográfi cas de acervo, geralmente evocadas nas falas dos narradores sobre as cidades por eles estudadas, obtidas na etapa seguinte, a de pós-produção. Nessa etapa, a de produção do roteiro de edição, o quadro conceitual da antropologia urbana era retomado com o estudo das imagens sonoras e visuais, unidas umas às outras, por meio do processo de criação de coleções etnográfi cas, permitindo, fi nalmente, que a fi gura de cada um dos antropólogos, segundo um estilo de antropologia, pudesse emergir.pt_BR
dc.description.abstractTh e Bank of Images and Visual Eff ects (BIEV/PPGAS/UFRGS), founded in 1997, combines a digital collection of ethnographic data on collective memory, routes and forms of sociability in contemporary cities. In the form of a bank of knowledge about the Brazilian cities, and particularly the city of Porto Alegre/RS/Brazil, the project is aimed at the creation of ethnographic multimedia narratives and their circulation on Internet. To relate these narratives with the intellectual fi eld which refl ects upon urban anthropology in Brazil, in 2003, we developed the project “Urban Storytellers: a study of the intellectual history of Brazilian anthropologists”, and in this article we exemplify the work of Ruth Cardoso. In three steps, the proposal includes the creation of documentaries on the generation of anthropologists considered the founding fathers of urban anthropology in Brazil. At fi rst, covering the stage of pre-production, were selected exponents of the research leading centers on this topic in the country: Gilberto Velho (National Museum /UFRJ), Eunice Durham, Ruth Cardoso and José G. Magnani (USP/ P), Ruben Oliven (UFRGS/RS), Tereza Caldeira and Alba Zaluar (UFRJ). Aft er, it was followed the documentary production schedule. Th en, it was given a formal invitation to each anthropologist to refl ect on the context of his/her research and its relation to the construction process of Brazilian big cities Th e invitation was followed by a road map (spatial and/or temporal) of the anthropologist-narrator within the territories of the metropolis where he/she researched. Whenever possible, the route was followed and recorded by the directors who are anthropologists as well. In dialogue with the images produced during the interview, others from diff erent sources were attached: 1. sound and visual records produced by the fi lmmakers themselves, outside the context of the interview, in their ethnographic experience in the related cities, and 2. photographic images usually mentioned in the speeches of the narrators concerning the cities they studied, obtained in the next step, post-production. At this stage, the production of the editing script, the conceptual framework of urban anthropology was resumed with the study of audio and visual images, bound to each other through the process of creating ethnographic collections. As a result, the fi gure of each anthropologist could emerge within a diff erent style of Anthropology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHistória oral : revista da Associação Brasileira de História Oral. Recife, PE. Vol. 13, n. 2 (2010), p. 173-187pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCardoso, Ruth Correa Leite, 1930-2008pt_BR
dc.subjectUrban anthropologyen
dc.subjectAnthropology of imageen
dc.subjectAntropologia urbanapt_BR
dc.subjectIntellectual trajectoryen
dc.subjectAntropologia visualpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectBrazilian citiesen
dc.subjectDialectic of durationen
dc.titleRestaurando com imagens um percurso intelectual : a trajetória de Ruth Cardosopt_BR
dc.title.alternativeRestoring with images an intellectual journey : the trajectory of Ruth Cardosoen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000835590pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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