Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorOliven, Arabela Campospt_BR
dc.contributor.authorPineda, Silvana Schulerpt_BR
dc.date.accessioned2009-07-21T04:16:08Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16459pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa como se constituem as trajetórias escolares de estudantes do Colégio Militar de Porto Alegre a partir de entrevistas narrativas semi-estruturadas realizadas com 22 alunos dessa instituição educativa durante o período de 2005 a 2008. O Colégio Militar de Porto Alegre é uma escola de Educação Básica em funcionamento desde 1912, integrante do Sistema Colégio Militar do Brasil, do qual fazem parte mais 11 colégios mantidos pelo Exército Brasileiro. A escola atende dependentes de militares e o ingresso de estudantes oriundos do meio civil ocorre através de concurso público altamente disputado, chegando a ter, em alguns anos, mais de 50 candidatos por vaga para o ingresso no Ensino Médio. A instituição é, no momento, o último dos 12 colégios militares que mantém o regime de internato destinado a atender filhos de militares que se encontram a serviço em localidades distantes. Objetivando construir um amplo espectro das diferentes formas de vivenciar a vida estudantil nessa escola diferenciada, foram entrevistados 22 alunos que possuem diferentes marcas: gênero, etnia, inserção socioeconômica, desempenho escolar, aptidão para atividade física, alunos internos, alunos populares. A pesquisa demonstra que para os entrevistados, oriundos na sua maioria de setores sociais não privilegiados economicamente, o ingresso no colégio é marcado pela convicção de que o ensino superior público pode ser atingido através da preparação escolar que se realiza na instituição. O esforço para construir, e concluir, uma trajetória na referida escola é reforçado pela perspectiva de empregabilidade após a conclusão do curso superior. Simultaneamente, as entrevistas demonstram os esforços despendidos, os mecanismos e astúcias produzidos para garantir a permanência desses estudantes nessa instituição. O estudo aborda os significados particulares que a rotina escolar assume para os estudantes e a forma como através de pequenas práticas cotidianas dão novos sentidos a essa rotina. Para que esses significados particulares pudessem ser melhor evidenciados, a pesquisa resgatou parte da história do ensino militar, aspectos da história e do funcionamento atual do Colégio Militar de Porto Alegre, analisando rituais cotidianos e festas escolares através das narrativas discentes e de amplo material fotográfico. As imagens fotográficas auxiliam a compreender aspectos significativos dessas práticas, evidenciado as maneiras pelas quais a centenária arquitetura escolar colabora na construção do currículo, definindo e compondo espaços de sensibilização, produzindo uma determinada estética dos rituais escolares. A investigação demonstrou como, nesse espaço escolar específico, marcas sociais como gênero, etnia e inserção socioeconômica são ressignificadas. Das 22 trajetórias escolares estudadas, 4 foram analisadas com maior destaque por se constituírem, devido às características institucionais, como trajetórias improváveis: a trajetória de um menino de etnia indígena, a trajetória de uma estudante que se tornou mãe durante sua vida escolar no Colégio Militar e duas alunas que tiveram seus corpos considerados inaptos para atividade física após o ingresso na escola. As narrativas desses percursos escolares, realizadas por seus próprios protagonistas –os estudantes- indicam como as vivências no colégio são marcadas pelo desempenho escolar, fundamento da meritocracia institucional, e apontam para uma outra convicção que foi recorrente entre os entrevistados: a idéia de que através de uma excelente escolarização é possível construir o futuro.pt_BR
dc.description.abstractThis research examines how Porto Alegre Military School students build their school trajectories, using as tool semi-structured narrative interviews conducted with 22 students of this institution during the period 2005 to 2008. The Military School of Porto Alegre is a Basic Education school in operation since 1912 and it is a member of the Brazil Military School System, which comprises 11 more units maintained by the Brazilian Army. The school serves military depends and the admission of civil students occurs through an extremely disputed public competitive examination for which apply, in some years, more than 50 candidates per vacancy for high school level. The institution is currently the last of 12 Military School that that maintains the boarding school in order to serve children of militaries who are working in remote locations. Aiming to build a broad spectrum of the different ways to experience student life at this different school, 22 students, who have different marks like gender, ethnicity, socioeconomic integration, academic performance, fitness for physical activity, boarders, popular students, were interviewed. The research shows that for its respondents, mostly from social sectors not economically privileged, the entrance to the school is marked by the conviction that higher education can be achieved by preparing school held at the institution. The effort to build and complete a course in this school is reinforced by the prospect of employment after completion of university studies. Simultaneously, the interviews show the efforts made, the mechanisms and gimmicks produced to ensure the permanence of these students at that institution. The study addresses the specific meanings the students have in relation to the school routine and how, by using small daily practices, they give new meanings to it. In order to better show this, the research rescued part of the military education history, some aspects of the history and current functioning of the Military School of Porto Alegre, analyzing daily rituals and school festivals through the narratives and extensive photographic material. The photographic images help to understand significant aspects of these practices and it highlights the ways in which the centenary architecture works in the construction of the school curriculum, setting up areas of awareness, producing a specific aesthetic of the school rituals. Research has shown how, in this specific school, social marks such as gender, ethnicity and socioeconomic integration receive new meanings. Among the 22 trajectories of the children studied, 4 were analyzed because, considering the institutional features, they are unlikely paths: the path of a boy of Indian ethnicity, the trajectory of a student who became mother during their school life in the Military School and two students who had their bodies considered unfit for physical activity after enrolling in school. The narratives of these school paths, conducted by its protagonists – the students – show how the experiences in the school are marked by the school performance, institutional basis of meritocracy, and point to a present belief among the interviewees: the idea that through an excellent education it is possible to build the future.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool trajectoriesen
dc.subjectTrajetoria escolarpt_BR
dc.subjectFotografia escolarpt_BR
dc.subjectMilitary school Porto Alegreen
dc.subjectAlma materpt_BR
dc.subjectSchool photosen
dc.subjectColégio Militar de Porto Alegrept_BR
dc.subjectAlma materen
dc.titleO casarão da várzea visto por dentro : trajetórias escolares de alunos do Colégio Militar de Porto Alegrept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000703929pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem