Perspectivas de atuação do psicólogo no ambiente escolar na rede pública municipal de Santo Antônio da Patrulha/RS
Fecha
2017Autor
Tutor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar as expectativas de docentes e equipe diretiva sobre a atuação do psicólogo escolar. A pesquisa foi desenvolvida na escola onde trabalho como psicóloga, pois através deste foi possível esclarecer as possibilidades de atuação do psicólogo e melhor atender as demandas desta realidade específica. Além disso, também é uma oportunidade de mostrar às autoridades competentes ligadas a SEMED a real necessidade do psicólogo dentro das suas instituições de ensino. Par ...
O objetivo deste estudo foi verificar as expectativas de docentes e equipe diretiva sobre a atuação do psicólogo escolar. A pesquisa foi desenvolvida na escola onde trabalho como psicóloga, pois através deste foi possível esclarecer as possibilidades de atuação do psicólogo e melhor atender as demandas desta realidade específica. Além disso, também é uma oportunidade de mostrar às autoridades competentes ligadas a SEMED a real necessidade do psicólogo dentro das suas instituições de ensino. Participaram do estudo a Equipe Diretiva composta por 1 (uma) Diretora, 2 (uma) Vice Diretoras, 2 (duas) Coordenadoras Pedagógicas, 1 (um) Secretário, 1 (uma) Auxiliar de Secretaria, 7 (sete) Monitores de sala de aula, 11 (onze) Professores de Área, 8 (oito) Professores de Currículo de uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Santo Antônio da Patrulha/ RS. O projeto contou com 3 (três) fases de coleta de dados. Na 1ª fase foi entregue aos participantes em mãos do pesquisador um questionário com questões abertas e fechadas, especialmente elaborado para este estudo. Na 2ª fase a devolução deste questionário, conforme orientação que ficou disponível na sala dos professores numa caixa com identificação da pesquisa, onde os professores e equipe diretiva deixaram os envelopes lacrados e foram recolhidos pelo psicólogo no dia e horário que o profissional estava na escola. Na 3ª fase foi realizada a análise dos dados a partir do Método de Análise de Conteúdo, onde foram criadas categorias temáticas sobre as representações sociais e as expectativas de atuação do psicólogo escolar. Assim deste modo o estudo pode contribuir para produzir conhecimento neste âmbito de atuação, havendo um incremento nas ações e no papel deste profissional. ...
Abstract
The objective of the present study is to analyse the board of directors and teachers’ expectations regarding the work developed by school Psychologists. The research was carried out in the school where I work as a Psychologist. Through this work it was possible to make clear the range of the Psychologist work and thus better respond to the demands of that specific reality. Besides, it was also an opportunity to show SEMED authorities the necessity of a Psychologist as part of the school staff. ...
The objective of the present study is to analyse the board of directors and teachers’ expectations regarding the work developed by school Psychologists. The research was carried out in the school where I work as a Psychologist. Through this work it was possible to make clear the range of the Psychologist work and thus better respond to the demands of that specific reality. Besides, it was also an opportunity to show SEMED authorities the necessity of a Psychologist as part of the school staff. The study comprised the Board of Directors made up of a Principal, 2 vice-Principals, 2 Pedagogical Coordinators, a Secretary and a Registrar Secretary, 7 classroom Monitors, 11 area Teachers, and 8 Teachers from a Municipal School in Santo Antonio da Patrulha/RS. The project had three data collecting stages. In the 1st stage the participants received, directly from the researcher, a questionaire with open and closed questions, especially made for the study. The 2nd stage was the return of the answered questionaires according to instructions available in the staffroom, in an identified box where the staff would deposit the sealed envelopes, which were then collected by the Psychologist on the day and time she was in the school. The 3rd stage was the analysis of the data through Content Analysis Method, where thematic categories were created regarding social representativity and expectations with respect to the school Psychologist work. Thus, the present study can contribute to bringing knowledge to this area of activity and increasing the actions and role of that professional. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia, ênfase em Infância e Família: avaliação, prevenção e intervenção.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License