A inteligência como capacidade dinâmica : uma relação entre processo de monitoramento de ambiente externo e vantagem competitiva
Fecha
2016Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
As organizações estão expostas a uma quantidade e variabilidade cada vez mais crescente de informações. A capacidade de se antecipar às tendências e se adequar ao ambiente passa a ser, além de fonte de vantagem competitiva, fator necessário para a sobrevivência. Nessa realidade, organizações frequentemente apresentam dificuldades de leitura de seu ambiente e adaptação ao meio. Acredita-se na necessidade de desenvolvimento de uma capacidade interna da organização para que o monitoramento do ambi ...
As organizações estão expostas a uma quantidade e variabilidade cada vez mais crescente de informações. A capacidade de se antecipar às tendências e se adequar ao ambiente passa a ser, além de fonte de vantagem competitiva, fator necessário para a sobrevivência. Nessa realidade, organizações frequentemente apresentam dificuldades de leitura de seu ambiente e adaptação ao meio. Acredita-se na necessidade de desenvolvimento de uma capacidade interna da organização para que o monitoramento do ambiente se estabeleça, bem como análise de oportunidades, planejamento de ações de melhoria e reconfiguração da organização. Este estudo buscou verificar a relação da Inteligência - enquanto processo de monitoramento do ambiente - como uma Capacidades Dinâmica, e de como esta pode contribuir com a geração de vantagem competitiva. Criou-se um modelo de pesquisa, utilizando-se dos modelos de Rios (2010) e Teece (2014), relacionando os conceitos de Inteligência e Capacidade Dinâmicas, e estas com a Vantagem Competitiva. Por meio de um questionário, realizou-se uma Pesquisa Survey, onde coletaram-se respostas de funcionários e/ou sócio de empresas brasileiras, independente de porte ou segmento. Para análise, utilizou-se da Modelagem de Equações Estruturais, e foi possível demonstrar que a Inteligência influencia positivamente nas Capacidades Dinâmicas do sub-grupo Transforming, na Estratégia e na Vantagem Competitiva. Dessa forma o modelo desenvolvido, tendo apresentado boa confiabilidade e aderência, pode também ser validado. ...
Abstract
Organizations are exposed to an increasing amount and variability of information. The ability to anticipate trends and adapt to the environment becomes, besides a source of competitive advantage, a necessary factor for survival. In this reality, organizations frequently present difficulties in reading their environment and adapting to them. We believe in the need to develop an internal capacity of the organization for the monitoring of the environment to be established, as well as analysis of o ...
Organizations are exposed to an increasing amount and variability of information. The ability to anticipate trends and adapt to the environment becomes, besides a source of competitive advantage, a necessary factor for survival. In this reality, organizations frequently present difficulties in reading their environment and adapting to them. We believe in the need to develop an internal capacity of the organization for the monitoring of the environment to be established, as well as analysis of opportunities, planning of actions of improvement and reconfiguration of the organization. This study sought to verify the relationship of Intelligence - as a process of monitoring the environment - as a Dynamic Capabilities, and how this can contribute to the generation of competitive advantage. A research model was created, using the models of Rios (2010) and Teece (2014), relating the concepts of Dynamic Intelligence and Capacity, and these with the Competitive Advantage. By means of a questionnaire, a Survey Research was conducted, where responses were collected from employees and / or partners of Brazilian companies, regardless of size or segment. For the analysis, it was used the Modeling of Structural Equations, and it was possible to demonstrate that the Intelligence influences positively in the Dynamic Capacities of the Transforming subgroup, in the Strategy and the Competitive Advantage. In this way the developed model, having presented good reliability and adhesion, can also be validated. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Colecciones
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Ciencias Sociales Aplicadas (6061)Administración (1951)
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