Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Clarissa Tochetto dept_BR
dc.contributor.authorSantos, Anelise Schaurich dospt_BR
dc.contributor.authorDias, Ana Cristina Garciapt_BR
dc.date.accessioned2017-07-04T02:32:28Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1679-3390pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163641pt_BR
dc.description.abstractBuscou-se conhecer as expectativas dos estudantes em relação ao Ensino Superior e identificar como a universidade pode facilitar a adaptação acadêmica dos mesmos. Foram entrevistados 20 estudantes universitários de uma universidade pública. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo. As expectativas dos estudantes em relação ao Ensino Superior incluíam maior integração com os colegas, melhor relação com os professores, uma formação mais completa, maiores informações sobre a universidade e o próprio curso. As expectativas não satisfeitas ao ingressar na universidade deram origem a sugestões sobre como a instituição pode facilitar a adaptação acadêmica dos estudantes. Conclui-se que as sugestões dos universitários podem ser úteis para a reformulação das práticas das universidades que visem atender melhor as necessidades dos estudantes.pt
dc.description.abstractThis study aimed to verify students’ expectations regarding higher education and to identify how the university can facilitate their adjustment to college. We interviewed 20 students from a public university. Their answers were submitted to content analysis. Students’ expectation regarding higher education were greater interaction with classmates, better relationship with professors, a better education, more information about university and their major. Data indicated that the expectations which were not met when the students joined the university become suggestions about how the university may facilitate their adjustment. We conclude that the suggestions of the students may be useful to reformulate supporting services offered by universities.en
dc.description.abstractEste estudio tuvo como objetivo conocer las expectativas de los estudiantes con relación a la educación superior e identificar cómo la institución universitaria puede facilitar su adaptación académica. Fueron entrevistados 20 estudiantes de una universidad pública. Las respuestas fueron sometidas a análisis de contenido. Las expectativas de los estudiantes en relación con la educación superior incluían mayor integración con los colegas, mejor relación con los profesores, una formación más completa, más información acerca de la universidad y la propia carrera. Al existir expectativas no satisfechas al ingresar a la universidad, emergieron sugerencias sobre como la institución puede facilitar la adaptación académica de los estudiantes. Se concluye que las sugerencias de los universitarios pueden ser útiles para la reformulación de las prácticas institucionales en las universidades, para atender mejor las necesidades de los estudiantes.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de orientação profissional. São Paulo, SP. Vol. 17, n. 1 (jan./jun. 2016), p. 43-53.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectCollege studentsen
dc.subjectAdaptação psicológicapt_BR
dc.subjectSchool adjustmenten
dc.subjectHopeen
dc.subjectAjustamento escolarpt_BR
dc.subjectContent analysisen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEstudiantes universitárioses
dc.subjectAdaptación escolares
dc.subjectEsperanzaes
dc.subjectAnálisis de contenidoes
dc.titleExpectativas de universitários sobre a universidade : sugestões para facilitar a adaptação acadêmicapt_BR
dc.title.alternativeStudents’ expectations regarding university : suggestions to facilitate adjustment to collegeen
dc.title.alternativeExpectativas de universitarios sobre la universidad : sugerencias para facilitar la adaptación académicaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001024704pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record