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dc.contributor.authorSobrosa, Gênesis Marimar Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Clarissa Tochetto dept_BR
dc.contributor.authorSantos, Anelise Schaurich dospt_BR
dc.contributor.authorDias, Ana Cristina Garciapt_BR
dc.date.accessioned2017-07-04T02:31:25Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1677-1168pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163617pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi investigar influências dos genitores no processo de escolha profissional de jovens pertencentes a classes socioeconômicas desfavorecidas. Para tanto, 200 alunos das três séries do ensino médio responderam coletivamente a um questionário que continha questões abertas e fechadas. Os estudantes eram de ambos os sexos e frequentavam duas escolas públicas localizadas no interior do Rio Grande do Sul. As informações das questões abertas foram submetidas à análise de conteúdo temática, e os dados das questões fechadas, a análises estatísticas descritivas. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes não acredita ter sofrido influência de alguém para escolher o curso técnico ou de graduação. Entre os estudantes que identificaram interferência de terceiros na escolha profissional, os genitores foram os mais citados. Conclui-se que a opinião dos pais sobre o mundo do trabalho transmite valores que são considerados pelos jovens no estabelecimento de seus planos futuros.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to investigate the influences of parents on the career choice process of young people from disadvantaged socioeconomic classes. To this end, 200 students from the three high school grades collectively answered a questionnaire containing open and closed questions. The students were of both sexes and they were attending two public schools located in the outskirts of Rio Grande do Sul. The information from the open questions were analyzed through thematic content and data from the closed questions under descriptive statistical analyzes. The results showed that most participants do not believe they have been influenced by someone else in choosing a technical or a first degree course. Among students who identified interference in their career choice, parents were the most frequent. We conclude that parental opinion about the world of work conveys values that are considered by young people when setting their future plans.en
dc.description.abstractEl objetivo de este estudio ha sido investigar la influencia de los genitores en el proceso de elección profesional de jóvenes pertenecientes a clases socioeconómicas desfavorecidas. Para ello, 200 estudiantes de los tres años de Secundaria respondieron colectivamente un cuestionario que contenía preguntas abiertas y cerradas. Los estudiantes eran de ambos sexos y acudían a dos escuelas públicas ubicadas en el interior de Río Grande del Sur. Las informaciones de las cuestiones abiertas fueron sometidas a análisis de contenido temático y los datos de las cuestiones cerradas a análisis estadísticos descriptivos. Los resultados mostraron que la mayoría de los participantes no cree haber sufrido influencias de alguien para elegir su curso técnico o su graduación. Entre los estudiantes que identificaron interferencia de terceros en la elección profesional, los genitores fueron los más citados. Se concluye que la opinión de los padres acerca del mundo del trabajo transmite valores que son llevados en cuenta por los jóvenes en el establecimiento de sus planes futuros.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia em revista. Belo Horizonte, MG. Vol. 21, n.2 (ago. 2015), p. 314-333.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCareer choiceen
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectSocioeconomic classesen
dc.subjectEscolha profissionalpt_BR
dc.subjectRelação pais-filhospt_BR
dc.subjectYoung adultsen
dc.subjectNível socioeconômicopt_BR
dc.subjectProfessional guidanceen
dc.subjectElección profesionales
dc.subjectClases socioeconómicases
dc.subjectJóveneses
dc.subjectOrientación profesionales
dc.titleInfluências percebidas na escolha profissional de jovens provenientes de classes socioeconômicas desfavorecidaspt_BR
dc.title.alternativePerceived influences on career choice made by young people from disadvantaged socioeconomic classes en
dc.title.alternativeInfluencias percibidas en la elección profesional de jóvenes provenientes de clases socioeconómicas desfavorecidas es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001024924pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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