Influências percebidas na escolha profissional de jovens provenientes de classes socioeconômicas desfavorecidas
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Date
2015Author
Type
Title alternative
Perceived influences on career choice made by young people from disadvantaged socioeconomic classes
Influencias percibidas en la elección profesional de jóvenes provenientes de clases socioeconómicas desfavorecidas
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O objetivo deste estudo foi investigar influências dos genitores no processo de escolha profissional de jovens pertencentes a classes socioeconômicas desfavorecidas. Para tanto, 200 alunos das três séries do ensino médio responderam coletivamente a um questionário que continha questões abertas e fechadas. Os estudantes eram de ambos os sexos e frequentavam duas escolas públicas localizadas no interior do Rio Grande do Sul. As informações das questões abertas foram submetidas à análise de conteú ...
O objetivo deste estudo foi investigar influências dos genitores no processo de escolha profissional de jovens pertencentes a classes socioeconômicas desfavorecidas. Para tanto, 200 alunos das três séries do ensino médio responderam coletivamente a um questionário que continha questões abertas e fechadas. Os estudantes eram de ambos os sexos e frequentavam duas escolas públicas localizadas no interior do Rio Grande do Sul. As informações das questões abertas foram submetidas à análise de conteúdo temática, e os dados das questões fechadas, a análises estatísticas descritivas. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes não acredita ter sofrido influência de alguém para escolher o curso técnico ou de graduação. Entre os estudantes que identificaram interferência de terceiros na escolha profissional, os genitores foram os mais citados. Conclui-se que a opinião dos pais sobre o mundo do trabalho transmite valores que são considerados pelos jovens no estabelecimento de seus planos futuros. ...
Abstract
The aim of this study was to investigate the influences of parents on the career choice process of young people from disadvantaged socioeconomic classes. To this end, 200 students from the three high school grades collectively answered a questionnaire containing open and closed questions. The students were of both sexes and they were attending two public schools located in the outskirts of Rio Grande do Sul. The information from the open questions were analyzed through thematic content and data ...
The aim of this study was to investigate the influences of parents on the career choice process of young people from disadvantaged socioeconomic classes. To this end, 200 students from the three high school grades collectively answered a questionnaire containing open and closed questions. The students were of both sexes and they were attending two public schools located in the outskirts of Rio Grande do Sul. The information from the open questions were analyzed through thematic content and data from the closed questions under descriptive statistical analyzes. The results showed that most participants do not believe they have been influenced by someone else in choosing a technical or a first degree course. Among students who identified interference in their career choice, parents were the most frequent. We conclude that parental opinion about the world of work conveys values that are considered by young people when setting their future plans. ...
Resumen
El objetivo de este estudio ha sido investigar la influencia de los genitores en el proceso de elección profesional de jóvenes pertenecientes a clases socioeconómicas desfavorecidas. Para ello, 200 estudiantes de los tres años de Secundaria respondieron colectivamente un cuestionario que contenía preguntas abiertas y cerradas. Los estudiantes eran de ambos sexos y acudían a dos escuelas públicas ubicadas en el interior de Río Grande del Sur. Las informaciones de las cuestiones abiertas fueron s ...
El objetivo de este estudio ha sido investigar la influencia de los genitores en el proceso de elección profesional de jóvenes pertenecientes a clases socioeconómicas desfavorecidas. Para ello, 200 estudiantes de los tres años de Secundaria respondieron colectivamente un cuestionario que contenía preguntas abiertas y cerradas. Los estudiantes eran de ambos sexos y acudían a dos escuelas públicas ubicadas en el interior de Río Grande del Sur. Las informaciones de las cuestiones abiertas fueron sometidas a análisis de contenido temático y los datos de las cuestiones cerradas a análisis estadísticos descriptivos. Los resultados mostraron que la mayoría de los participantes no cree haber sufrido influencias de alguien para elegir su curso técnico o su graduación. Entre los estudiantes que identificaron interferencia de terceros en la elección profesional, los genitores fueron los más citados. Se concluye que la opinión de los padres acerca del mundo del trabajo transmite valores que son llevados en cuenta por los jóvenes en el establecimiento de sus planes futuros. ...
In
Psicologia em revista. Belo Horizonte, MG. Vol. 21, n.2 (ago. 2015), p. 314-333.
Source
National
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