Show simple item record

dc.contributor.advisorGoulart, Suelipt_BR
dc.contributor.authorVoltz, Carlos Eduardo Poerschkept_BR
dc.date.accessioned2017-06-30T02:28:53Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163595pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo descrever o processo de criação e desenvolvimento das Turmas Especiais de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Pelotas. Adotei o estudo de caso como estratégia de pesquisa porque as TEMV são um caso revelador que ilustra as tensões e conflitos na implementação de um projeto de Educação do Campo no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária em uma universidade pública. As TEMV foram as primeiras turmas especiais de bacharelado no Rio Grande do Sul e as primeiras turmas especiais de Medicina Veterinária no Brasil. Utilizei a abordagem descritiva para organizar o estudo de caso e apresentei os dados em forma de narrativa. Primeiro, apresentei o contexto de criação das TEMV. Depois, narrei a experiência das TEMV, identificando os personagens e descrevendo suas ações no processo de criação e no desenvolvimento do curso. Nas considerações finais, refleti sobre os impasses e a importância da experiência para o Movimento da Educação do Campo, as limitações do trabalho e sugestões para trabalhos futuros.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to describe the process of creation and development of Turmas Especiais de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Pelotas. I adopted the case study as a research strategy because TEMV are a telling case that illustrates the tensions and conflicts in the implementation of a Rural Education Project under the Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) in a public university. The TEMV were the first special classes for Bachelor in Rio Grande do Sul and the first special classes of Veterinary Medicine in Brazil. I used the descriptive approach to organize the case study and I presented the data in narrative form. First, I introduced the context of creating TEMV. Then I narrated the experience of TEMV, identifying the characters and describing their actions in the creation and development of the course. In the final considerations, I reflected on the impasses and the importance of experience for the Movimento da Educação do Campo, work limitations and suggestions for future work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProjetos educacionaispt_BR
dc.subjectCountryside educationen
dc.subjectPRONERAen
dc.subjectMedicina veterinariapt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectSpecial class of veterinary medicineen
dc.subjectFederal University of Pelotasen
dc.subjectPublic universityen
dc.titleO Movimento da Educação do Campo na Universidade : o caso das turmas especiais de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989014pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record