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dc.contributor.authorMonteiro, Deyvid Alex de Bitencourtpt_BR
dc.contributor.authorMiron, Luciana Inês Gomespt_BR
dc.date.accessioned2017-06-24T02:32:40Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1981-1543pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163431pt_BR
dc.description.abstractAvaliações pós-ocupação (APO) têm sido desenvolvidas buscando investigar a qualidade do produto “habitação de interesse social” que está sendo entregue aos usuários. No entanto, a reincidência dos problemas identificados tem evidenciado que as informações obtidas por meio dessas avaliações não têm sido consideradas para a melhoria de futuros empreendimentos. Dentre os principais fatores relacionados a essa problemática tem sido apontados: a falta de envolvimento das instituições responsáveis pelo desenvolvimento das edificações no processo de avaliação, dificuldades na disseminação dos resultados das avaliações para os potenciais usuários dessas informações, assim como a necessidade de técnicas de avaliação mais adequadas para a retroalimentação. Na busca de melhores resultados para a retroalimentação de dados, outras áreas do conhecimento têm sido elencadas às APOs, tais como a do marketing. Essa área, a qual ancora conceitos e abordagens na psicologia, oferece modelos e técnicas que permitem uma compreensão mais aprofundada sobre a percepção dos usuários. O modelo Means-end Chain (Cadeia de Meios-fim) possibilita a explicitação da hierarquia de valor percebido, a qual conecta aos atributos mais concretos aos elementos mais abstratos e emocionais presentes na estrutura cognitiva dos usuários. O objetivo deste artigo é propor contribuições para a retroalimentação de dados resultantes de avaliações de empreendimentos habitacionais por meio da utilização do Modelo de Cadeias de Meios-fim. A população-alvo desta pesquisa faz parte do empreendimento habitacional de interesse social (EHIS) Bela Vista pertencente ao Programa Integrado Entrada da Cidade, em Porto Alegre/RS. O processo de pesquisa envolveu a construção do questionário, planejamento amostral, coleta e análise de dados. O Modelo de Cadeias de Meios-fim foi operacionalizado por meio da técnica laddering cujo resultado é representado pelo mapeamento hierárquico de valor (MHV). As principais contribuições desta pesquisa estão relacionadas: ao uso de modelos e técnicas de avaliação provenientes da área de marketing, as quais possibilitaram explicitar e estruturar por meio de MHV os diferentes níveis de abstração presentes na percepção dos usuários; à inserção de alguns dos potenciais utilizadores das informações para a retroalimentação no processo de avaliação e à apresentação dos resultados em um dispositivo que resume uma grande quantidade de informações e potencializa a retroalimentação.pt_BR
dc.description.abstractPost-occupancy evaluations (APO) have been developed seeking to investigate product quality “social housing” being delivered to users. However, the recurrence of the problems identified has shown that the information obtained through these evaluations have not been considered for the improvement of future endeavors. Among the main factors related to this problem has been identified: the lack of involvement of the institutions responsible for the development of buildings in the evaluation process, difficulties in the dissemination of evaluation results for potential users of this information, as well as the need for assessment techniques most suitable for feedback. In the search for better outcomes for feedback data, other areas of knowledge have been listed to APOs, such as marketing. This area, which anchors concepts and approaches in psychology, offers models and techniques that allow a deeper understanding about the perception of users. The Means-End Chain model makes possible the explanation of the perceived value hierarchy, which connects to more concrete attributes, the most abstract and emotional elements in cognitive structure of users. The objective of this paper is to propose contributions to data feedback resulting from housing developments ratings through the use of means-end chains model. The target population of this research is part of the housing development of social interest (EHIS) Bela Vista belonging to the ‘City Entrance Integrated Program’ (PIEC in Portuguese), in Porto Alegre/RS. The research process involved the construction of the questionnaire, sample design, data collection and analysis. The means-end chains model was operationalized through technical laddering whose result is represented by hierarchical mapping value (MHV). The main contributions of this research are related: the use of valuation models and techniques from the field of marketing, which allowed explicit and structure through MHV different levels of abstraction present in the perception of the users; the inclusion of some of the potential users of the information for feedback in the evaluation and presentation of results in a device that sums up a lot of information and enhances the feedback.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGestão & tecnologia de projetos. São Paulo. Vol. 12, n.1 (jan./abr. 2017), p. 69-83pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHabitação socialpt_BR
dc.subjectCorken
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectWood frameen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectDigital fabricationen
dc.subjectRenovationen
dc.subjectCadeia de meios-finspt_BR
dc.subjectParametric deisgnen
dc.titleContribuições do modelo means-end chain para retroalimentação de dados em empreendimentos habitacionais de interese socialpt_BR
dc.title.alternativeContributions of model means-end chain for data feedback in social housing en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001019677pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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