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dc.contributor.advisorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.contributor.authorPredebon, Flavianept_BR
dc.date.accessioned2009-07-09T04:12:46Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16337pt_BR
dc.description.abstractA presente investigação trata de um estudo de caso no âmbito da formação de professores de Química e dos modelos didáticos associados às concepções didáticas de sujeitos envolvidos em uma intervenção metodológica de caráter investigativo e construtivista. O contexto está situado em uma disciplina, intitulada 'Prática de Ensino de Química I', pertencente à grade curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Centro Universitário UNIVATES (Lajeado RS - Brasil) que envolve, principalmente, a discussão de conteúdos de Química para o Ensino Médio e a elaboração de planejamentos de aulas pelos futuros professores como orientação ao Estágio Supervisionado. O estudo teve início em Março de 2007, sendo a etapa de coleta de dados no segundo semestre do mesmo ano. Propôs-se avaliar a evolução das concepções didáticas de futuros professores participantes de uma disciplina em que se adotou uma intervenção metodológica de caráter investigativo-construtivista. Os dados coletados constituíram-se de respostas dos futuros professores a questionários e guias de reflexão, critérios consensuados para a elaboração de Unidades Didáticas, Unidades Didáticas construídas ao longo da disciplina e de uma entrevista semi-estruturada aplicada à professora titular (formadora), utilizando-se da análise de conteúdo como estratégia qualitativa para chegar aos resultados de pesquisa. Os âmbitos de análise se deram em diferentes perspectivas, analisando-se desde as concepções didáticas iniciais dos sujeitos (futuros professores) e a coerência entre tais concepções e a prática, os modelos didáticos associados às concepções e percepções dos sujeitos (futuros professores e formadora) em diferentes momentos da intervenção metodológica. Buscou-se, pois, perceber como as atividades que os formadores de professores desenvolvem em suas aulas podem contribuir na mudança das concepções didáticas dos futuros professores. Logo, os resultados obtidos podem servir de referência para repensar e implementar estratégias na formação docente da área de Química, bem como de outras áreas da Educação Básica.pt_BR
dc.description.abstractThis work deals with a study of case in the scope of Chemistry teachers' formation and didactic models associated to didactic conceptions of people involved in an investigative and constructivistic methodological intervention. The context is in a subject titled "Teaching Practice of Chemistry I", that belongs to the Undergraduate Course of Technological Science of College Center UNIVATES (Lajeado-RS-Brazil). It involves, principally, the discussion of Chemistry contents for the High School and the creation of class plans by the teachers-to-be as orientation to the School Training. The study began in March, 2007. The collect of data was in the second semester of the same year. It was proposed to evaluate the development of teachers-to-be didactic conceptions involved in a subject in which it was adopted an investigative-constructivistic methodological intervention. The data collected was responses of teachers-to-be to questionnaires and reflective guides, consented criteria for the elaboration of Didactic Unities, Didactic Unities built with the subject and a semi-structured interview applied to the first teacher, using the analysis of the content as a qualitative strategy to aim the research results. The scopes of analysis happened in different perspectives, analyzing the first didactic conceptions of teachers-to-be and the coherence between these conceptions and the practice, the didactic models associated to the conceptions and perceptions of the individuals (first teacher and teachers-to-be) in different moments of methodological intervention. The objective was to realize how the activities developed in the teacher-trainers classes can contribute in the didactic conceptions of teachers-to-be. Therefore, the obtained results can serve as a reference to rethink and implement strategies in the teachers' formation in Chemistry area, as well as others Basic Education areas.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectFormação de conceitopt_BR
dc.titleEvolução das concepções didáticas de futuros professores de química sob uma perspectiva investigativa construtivistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000702367pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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