Show simple item record

dc.contributor.authorMarques, Luciana Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2017-06-21T02:52:38Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2175-1838pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163220pt_BR
dc.description.abstractComo professora e pesquisadora tenho investigado o tema da Religiosidade/ Espiritualidade (R/E) desde 1992, quando iniciei meu mestrado sobre Práticas Alternativas em Psicologia. De lá para cá houve um incremento substancial na produção acadêmica e já há um vasto campo de estudos na Psicologia e em outras disciplinas afins. Embora as várias áreas de atuação possam incorporar intervenções na dimensão religiosa/espiritual, parece que é na Psicologia que esse tema pode melhor ser aprofundado, conhecendo as percepções, relatos, sentidos e significados atribuídos pelas pessoas e a influência disso no comportamento. Este trabalho apresenta atividades de pesquisa, ensino e extensão que pretendem oferecer, aos campos da saúde e da educação, as contribuições da Psicologia da Religião e da Espiritualidade, informando sobre conceitos e teorias, apresentando metodologias de intervenção e sensibilizando estudantes e profissionais para a própria R/E, seja como forma de autocuidado, seja como desenvolvimento do Ser e autoconhecimento.pt_BR
dc.description.abstractAs a teacher and researcher, I have investigated the subject of religiousness/spirituality since 1992, when I started my Masters on Practices Alternatives in Psychology. Since then there has been a substantial increase in academic production and there is already a wide range of studies in psychology and other related disciplines. Although the various areas of activity can incorporate interventions in religious/spiritual dimension, it seems that is in the psychology that this issue can best be thorough, knowing the perceptions, reports, senses and meanings for people and the influence in their behavior. This paper presents research, education and extension that claim to offer to the fields of health and education, the contributions of Psychology of Religion and Spirituality, reporting on concepts and theories, with intervention methodologies and raising awareness of their own religiosity/spirituality as a form of self-care, either as development of Being and self-knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Pistis e Práxis: Teologia e Pastoral. Paraná. Vol. 9, n. 1 (jan./abr. 2017) p. 189-203pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsychology and religionen
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectSpiritualityen
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectHealthen
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.titleReligiosidade/espiritualidade na educação e na saúde : ensino e extensãopt_BR
dc.title.alternativeReligiousness/spirituality in education and health : teaching and extension's actionen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001021438pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record