A apropriação de concepções epistemológicas docentes e a implementação de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira um estudo de caso
Visualizar/abrir
Data
2008Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Na sociedade da informação, o uso de tecnologia move o mundo e é a essência da maioria das práticas sociais. Dessa forma, a inserção de ferramentas tecnológicas nas práticas escolares implica em uma reorientação da epistemologia docente que subjaz a prática dos professores. O desafio hoje, para tanto, ultrapassa a efetiva transição de uma sala de aula tradicional para uma sala de aula dita moderna. Na verdade, busca-se a apropriação adequada das concepções epistemológicas que condicionam a prát ...
Na sociedade da informação, o uso de tecnologia move o mundo e é a essência da maioria das práticas sociais. Dessa forma, a inserção de ferramentas tecnológicas nas práticas escolares implica em uma reorientação da epistemologia docente que subjaz a prática dos professores. O desafio hoje, para tanto, ultrapassa a efetiva transição de uma sala de aula tradicional para uma sala de aula dita moderna. Na verdade, busca-se a apropriação adequada das concepções epistemológicas que condicionam a prática docente e a conseqüente forma de implementação das ferramentas tecnológicas, de maneira que o uso de tecnologia possa facilitar o aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências lingüísticas dos alunos. Assim, concluímos que há necessidade de legitimar práticas efetivamente dialógicas no uso de tecnologia em pró de um real aproveitamento dos recursos tecnológicos para a construção da aprendizagem da LE. Mais que isso, há necessidade de promover interação que vise, sobretudo, à aprendizagem colaborativa entre alunos e professores para que eles co-construam o seu conhecimento e apliquem-no em sua vida acadêmica, profissional e privada nas diversas instâncias da vida em sociedade. A partir da perspectiva sócio-interacionista e do método qualitativo de pesquisa, exploramos através de um estudo de caso como ocorre o uso de tecnologia no ensino de LE em uma tarefa contida no projeto de trabalho Healthy Life proposto por mim e por uma colega do curso de Licenciatura em Letras desta Universidade durante o estágio de docência em Língua Inglesa. ...
Abstract
The use of technology moves the world and is the core of most social practices in the information society. Thus, the insertion of technological tools in school practices leads to a reorientation of the teaching epistemology which underlies teacher practicing. Nowadays the challenge though pushes further in overcoming an effective transition from the traditional classroom to the modern one. Actually, we search a suitable appropriation for the epistemological concepts which condition the teaching ...
The use of technology moves the world and is the core of most social practices in the information society. Thus, the insertion of technological tools in school practices leads to a reorientation of the teaching epistemology which underlies teacher practicing. Nowadays the challenge though pushes further in overcoming an effective transition from the traditional classroom to the modern one. Actually, we search a suitable appropriation for the epistemological concepts which condition the teaching practicing and its consequent way of implementing the technological tools, so that the use of technology may facilitate the improvement and development of students' linguistic competences. Thus, we conclude that there is a necessity for legitimating the use of technology in effective dialogical practices in constructing foreign language learning. Further on, there is a necessity for promoting interaction which aims at collaborative learning between learners and teachers, so that they can co-construct their knowledge and apply it in their academic, professional and private life in several instances of life in society. Based on the socio-interationist perspective and the qualitative research method, we explore through a case study how occurs the use of technology in foreign language teaching in a task within the project Healthy Life proposed by me and a colleague attending the teaching course of languages in this University during our English teaching internship. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1237)
Este item está licenciado na Creative Commons License