Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBeyer, Esther Sulzbacher Wondracekpt_BR
dc.contributor.authorGheller, José Carlos Amarantept_BR
dc.date.accessioned2009-06-23T04:12:43Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16179pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo principal verificar que ações musicais são adequadas ao perfil de sujeitos com dificuldades de aprendizagem, dedicando um olhar à autoestima durante o processo de ensino-aprendizagem musical. Utiliza na análise ideias de Jean Piaget, e outros autores ligados ao pensamento piagetiano e da autoestima na aprendizagem. O trabalho envolveu como amostra alunos da rede municipal de ensino de Passo Fundo e, como método, o descritivo, procurando compreender as situações manifestadas pelos sujeitos. Com base na análise dos dados, o estudo refletiu sobre o tema: compreensão de sujeitos com dificuldades de aprendizagem. Na pesquisa foram realizadas atividades rítmicas e instrumentais (percussão), atividades vocais, melódica instrumental (flauta doce), de escuta musical e atividades relacionadas à autoestima. Os resultados mostram que atividades musicais estão permeadas de emoções que influenciam o "fazer musical" e que a ação musical ordena e reequilibra o pensamento, proporcionando ao sujeito valorização de si mesmo.pt_BR
dc.description.abstractThis investigation aims at verifying what musical actions are adequate to profiles of subjects with learning difficulties, dedicating a view on self-esteem during the musical teaching-learning process. For the analysis, Jean Piaget´s ideas are used, as well as the ones belonging to other authors related to his thoughts and self-esteem in learning. The sample of this study consisted of students of public schools of the city of Passo Fundo and, as method, the descriptive one, aiming at understanding the situations manifested by the subjects. Based on data analysis, this study infers on the theme: comprehension of subjects with learning difficulties. For the investigation, rhythmical and instrumental activities (percussion), instrumental melodics (recorder), vocal and musical hearing activities and the ones related to self-esteem were used. Results show musical activities are permeated by emotions which influence the "musical-making" and that musical action ordinates and re-equilibrate thought, favoring self-valorization for the subject.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusical educationen
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning difficultiesen
dc.subjectSelf-esteemen
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.titlePara compreender sujeitos com dificuldades de aprendizagem : um percurso reflexivo para a autoestima na educação musicalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000698111pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem