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dc.contributor.advisorCabistani, Roséli Maria Olabarriagapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Maria Grazielapt_BR
dc.date.accessioned2009-06-16T04:13:01Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16120pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga o lugar da palavra do professor no processo de aprendizagem do aluno. Tem como objetivo entender como a presença ou a ausência de uma palavra pode influenciar no fracasso do aluno. As expectativas do professor sobre o desempenho dos alunos podem funcionar como profecias educacionais que se auto-realizam (Rosenthal). É por meio da palavra que estas expectativas são dirigidas aos alunos. Para a realização deste estudo descrevo e discuto momentos ocorridos durante meu estágio, analisando as intervenções da professora titular e algumas produções dos alunos. Este estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa que se utiliza de algumas ferramentas de cunho etnográfico. A palavra dos primeiros professores, normalmente, fica marcada em todos os alunos que o autorizaram e acreditaram nele. Isto mostra a importância da fala do professor, que marca para sempre quando colocada como objeto do desejo de saber. O professor é ouvido quando está revestido por seu aluno de uma importância especial, por isso, passa a ter em mãos um grande poder de influência.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectRelação aluno-professorpt_BR
dc.titleO professor como oráculo do alunopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000688457pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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