Avaliação : sentença ou diagnóstico?

View/ Open
Date
2008Author
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a Avaliação na Educação Básica. Teve por objetivo investigar as percepções de professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e alunos do Ensino Fundamental e Médio acerca dos objetivos e finalidades que atribuem à prática avaliativa e de suas concepções sobre avaliação. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-abertas com seis alunos, sete professoras, três coordenadoras pedagógicas e duas orientadoras educacionais. ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a Avaliação na Educação Básica. Teve por objetivo investigar as percepções de professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e alunos do Ensino Fundamental e Médio acerca dos objetivos e finalidades que atribuem à prática avaliativa e de suas concepções sobre avaliação. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-abertas com seis alunos, sete professoras, três coordenadoras pedagógicas e duas orientadoras educacionais. Dentre os autores que embasaram esse estudo destacam-se Juan Manuel Àlvarez Méndez e Jussara Hoffmann, os quais tratam a avaliação numa perspectiva mediadora e formativa. As análises dos dados foram na direção da problematização: do discurso desses entrevistados sobre a avaliação e suas práticas avaliativas; dos instrumentos de avaliação adotados e suas finalidades; da prova como um instrumento admitido como o mais adotado nas práticas avaliativas; e, ainda, da "nota" e sua finalidade. Se por um lado, as manifestações das professoras, coordenadoras e orientadoras trazem posições afins com as perspectivas da avaliação mediadora e formativa; por outro, as percepções dos alunos contradizem essas posições. Os alunos em suas falas sugerem que a avaliação visa um resultado sentencioso, que aponta a aprovação ou reprovação. O fator nota foi mencionado pela maioria dos alunos como uma finalidade da prática avaliativa. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
