Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorRossetto, Maírapt_BR
dc.contributor.authorHesler, Lilian Zielkept_BR
dc.contributor.authorMaffacciolli, Rosanapt_BR
dc.contributor.authorRocha, Cristianne Maria Famerpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa dept_BR
dc.date.accessioned2017-06-20T02:33:10Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2179-7692pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159772pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: analisar o conteúdo de campanhas publicitárias sobre tuberculose produzidas no Brasil pelo Ministério da Saúde. Método: apoiadas nos referenciais da Promoção da Saúde e Educação em Saúde, foram realizadas análises das campanhas veiculadas nos anos de 2007, 2008, 2010 e 2011. Resultados: compuseram-se duas categorias temáticas: “Tosse pode ser tuberculose! O tratamento é gratuito e não pode ser interrompido!” e “O doente e a doença: uma composição imagética nas campanhas publicitárias”. Os textos apelam para a conscientização individual e para o autocuidado, baseados na associação entre saúde, ausência de sintomas e prevenção pela adoção de uma postura vigilante. As imagens utilizadas são constituídas de elementos pouco representativos do universo das pessoas acometidas pela doença. Conclusões: essas reflexões contribuem com o campo da saúde e da Enfermagem, em especial, na medida em que produzem uma consciência ética comprometida com a redução de vulnerabilidades e com a proteção da vida.pt_BR
dc.description.abstractAim: to analyze the content of advertising campaigns on tuberculosis produced by the Brazilian Ministry of Health in Brazil. Method: supported by the Health Promotion and Health Education benchmarks, analysis have been conducted in the campaigns carried out in the years of 2007, 2008, 2010 and 2011. Results: two thematic categories resulted from the analysis: “Cough can be tuberculosis! The treatment is free and should not be interrupted!” and “The ill and the disease: an image composition in advertising campaigns.” The texts appeal for individual consciousness and self-care based on the connection among health, absence of symptoms and adopting a surveillance attitude to avoid them. The used images are constituted by elements with low representativity of the diseased person’s reality. Conclusions: these reflections contribute to the field of health and nursing, especially as they produce an ethical conscience committed to reducing vulnerabilities and protecting life.en
dc.description.abstractObjetivos: analizar el contenido de las campañas de publicidad sobre tuberculosis, producidas en Brasil, por el Ministerio de Salud. Método: apoyados en los referentes de Promoción de la Salud y Educación para la Salud, los análisis fueron realizados enlas campañas delos años 2007, 2008, 2010 y 2011. Resultados: Fueronidentificadas dos categorías temáticas: "La tos puede ser tuberculosis! El tratamiento es gratuito y no puede ser interrumpido” y "El enfermo y la enfermedad: las imágenes en las campañas publicitarias". Los textos apelan para la consciencia individual y para el cuidado personal, son orientados por la asociación entre salud, ausencia de síntomas y prevención por la adopción de una postura vigilante. Conclusiones: estas reflexiones contribuyen con el campo de la salud y de la Enfermería, en particular, ya que producen una conciencia ética comprometida a reducir las vulnerabilidades y afirmar la protección de la vida.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Enfermagem da UFSM [recurso eletrônico]. Santa Maria. Vol. 7, n.1 (jan./fev. 2017), p. 18-28pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTuberculosisen
dc.subjectTuberculosept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectComunicação em saúdept_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectHealth promotionen
dc.subjectTuberculosises
dc.subjectEducación em saludes
dc.subjectComunicaciónes
dc.subjectPromoción de la saludes
dc.titleComunicação para promoção da saúde : as campanhas publicitárias sobre tuberculose no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeCommunication for health promotion : the adversiting campaigns on tuberculosis in Brazilen
dc.title.alternativeComunicación para la promoción de la salud : las campañas de publicidad sobre tuberculosis en Brasiles
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001023329pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem