O apoio da tecnologia na produção textual
Fecha
2016Otro título
The tech support in textual production
Materia
Resumo
Este artigo apresenta as dificuldades que os acadêmicos encontram para escrever textos científicos em consonância com os critérios de análise textual. O objetivo foi investigar como uma ferramenta de mineração de texto, capaz de organizálo graficamente, pode apoiar o processo de construção da escrita acadêmica para qualificá-la na dimensão da coerência. Foram escolhidas as abordagens qualitativa e quantitativa, com base em técnicas de coleta de dados como questionários, entrevistas e relatórios ...
Este artigo apresenta as dificuldades que os acadêmicos encontram para escrever textos científicos em consonância com os critérios de análise textual. O objetivo foi investigar como uma ferramenta de mineração de texto, capaz de organizálo graficamente, pode apoiar o processo de construção da escrita acadêmica para qualificá-la na dimensão da coerência. Foram escolhidas as abordagens qualitativa e quantitativa, com base em técnicas de coleta de dados como questionários, entrevistas e relatórios. Para analisar os dados foram empregadas estatísticas, análise de conteúdo e triangulação. Os resultados da pesquisa permitiram verificar que a ferramenta auxiliou os professores na avaliação das produções dos alunos, quanto a coerência. ...
Abstract
This paper presents the difficulties that the students have to write scientific texts in line with the criteria for textual analysis. The main goal of this research has been to investigate how a text mining tool can help students organize their academic writing process, considering mainly the aspect of coherence. Qualitative and quantitative procedures were chosen as a research approach, based on the use of questionnaires, interviews and reports. Basic statistical analysis, content analysis and ...
This paper presents the difficulties that the students have to write scientific texts in line with the criteria for textual analysis. The main goal of this research has been to investigate how a text mining tool can help students organize their academic writing process, considering mainly the aspect of coherence. Qualitative and quantitative procedures were chosen as a research approach, based on the use of questionnaires, interviews and reports. Basic statistical analysis, content analysis and triangulation analysis were carried out. Results showed that the text mining tool has been able to help teachers evaluate students' writings based on coherence. ...
En
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 14, n. 2 (dez. 2016), p. [1]-11
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39559)Ciencias Humanas (6795)
-
Artículos de Periódicos (39559)Lingüística, Letras y Artes (2690)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License