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dc.contributor.authorLima, Daniel Frasson dept_BR
dc.contributor.authorKubo, Edson Keyso de Mirandapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Silvia Generali dapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-20T02:30:01Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2175-0556pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159660pt_BR
dc.description.abstractAnalisou-se a legitimação do poder de pequenos empreendedores frente aos colaboradores na região de Passo Fundo/RS,processo pelo qual esses empreendedores consolidam suas relações de trabalho para exercerem suas funções com autoconfiança. Realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva que usou como método de coleta de dados a entrevista semiestruturada, aliada à observação do ambiente e à análise documental.Quatro diretores de franquias da área de ensino de idiomas no norte do Rio Grande do Sul participaram da pesquisa. Os dados coletados foram submetidos à análise interpretativa que utilizou o referencial teórico para resgatar a conceituação do poder, seu papel e suas fontes nas organizações.Os resultados ratificaram a difícil mensuração da legitimação do poder.Investigou-se o fenômeno de diversos ângulos e identificaram-se inúmeros fatores correlatos, provocando uma evolução no seu entendimento.Percebeu-se que as estratégias de legitimação variam conforme a história e o estilo de liderança dos empreendedores,gerando resultados semelhantes no curto prazo, porém nem sempre atendendo aos quesitos de profissionalização e expansão.pt_BR
dc.description.abstractThe legitimation of power among small entrepreneurs toward the employees was analyzed in the region of Passo Fundo/RS; it’s a process in which these entrepreneurs consolidate working relationships to perform their functions with self-confidence. A descriptive qualitative research was done and used as method of data collection a semi-structured interview, with observation and documental analysis. Four directors of franchises in the field of language education in the northern of Rio Grande do Sul participated in the research. The collected data were submitted to an interpretative analysis that made use of the academic frame to rescue the conception of power, its role and its fountainsin the organizations. The results reinforced the difficulties in measuring the legitimation of power. The phenomenon was investigated from an array of angles and a series of related factors were identified, provokingan evolution on its understanding.It was realized that the strategies of legitimation of the power vary according to the history and leadership style of the directors creating similar results in short term, but not always attending to professionalization and expansion matters.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Científica Hermes. São Paulo, SP. V. 16, n. 2 (jul./dez.) 2016, p. 27-48pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLegitimationen
dc.subjectLegitimação do poderpt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectPoweren
dc.subjectEntrepreneursen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.titleO processo de legitimação do poder : vivências de pequenos empreendedores na região de Passo Fundo/RSpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001017143pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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