A percepção da segurança viária no entorno de escolas em Porto Alegre
Fecha
2016Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho trata de um estudo da percepção de risco de pais e alunos de seis escolas em Porto Alegre, sendo uma particular e as demais escolas públicas estaduais. Este trabalho teve o intuito de compreender o risco percebido viário para poder usá-lo como uma ferramenta de auxílio na criação de rotas seguras para escolas, em ações de prevenção de acidentes em locais potencialmente perigosos, para incentivar a mobilidade independente, melhorar a integração da criança na comunidade e trazer ben ...
Este trabalho trata de um estudo da percepção de risco de pais e alunos de seis escolas em Porto Alegre, sendo uma particular e as demais escolas públicas estaduais. Este trabalho teve o intuito de compreender o risco percebido viário para poder usá-lo como uma ferramenta de auxílio na criação de rotas seguras para escolas, em ações de prevenção de acidentes em locais potencialmente perigosos, para incentivar a mobilidade independente, melhorar a integração da criança na comunidade e trazer benefícios à saúde na forma de exercícios físicos. Foi utilizado questionários com escala de Likert para quantificar as respostas sobre a percepção do risco viário e Método de Qui-Quadrado para comparação de proporções para se verificar discrepâncias entre o risco viário percebido para parâmetros como gênero, renda, densidade demográfica, rede de ensino, risco percebido dos pais, modal utilizado na viagem casa-escola e educação no trânsito recebida em casa e na escola. Para a amostra estudada, constatou-se que dos vários parâmetros observados, o único que se mostrou diferente foi a percepção dos alunos e dos pais e/ou responsáveis, sendo para os pais/responsáveis o risco viário percebido é maior do que o manifestado pelos alunos. Os parâmetros Educação no Trânsito e modo de viagem também se mostraram importantes, mas após um tratamento post hoc não foi possível dizer se realmente são significativos ou se são falso positivos. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Ingenierías (5789)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License