Estudo sobre a disposição dos usuários a caminhar mais para obter um transporte público de melhor qualidade
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Date
2016Author
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Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A grande quantidade de automóveis nas grandes cidades vem gerando diversas externalidade, como congestionamentos, acidentes de trânsito e poluição, e o transporte coletivo por ônibus exerce um importante papel para a diminuição destes problemas. Desejando-se atrair mais pessoas e manter as que já o utilizam, melhorias no transporte público tornam-se essenciais e o espaçamento adequado entre paradas pode melhorar significativamente o nível de qualidade do serviço ofertado, visto que permite o au ...
A grande quantidade de automóveis nas grandes cidades vem gerando diversas externalidade, como congestionamentos, acidentes de trânsito e poluição, e o transporte coletivo por ônibus exerce um importante papel para a diminuição destes problemas. Desejando-se atrair mais pessoas e manter as que já o utilizam, melhorias no transporte público tornam-se essenciais e o espaçamento adequado entre paradas pode melhorar significativamente o nível de qualidade do serviço ofertado, visto que permite o aumento do tempo em que o ônibus mantem uma velocidade constante, gerando uma possível diminuição no tempo de viagem dos usuários. Desta forma, o objetivo deste trabalho é avaliar a disposição dos usuários do transporte público de Porto Alegre a realizar um maior deslocamento a pé até a parada do ônibus se forem ofertadas melhorias no serviço ofertado. A ferramenta escolhida para a realização deste estudo foi a Pesquisa de Preferência Declarada, uma técnica em que cenários hipotéticos e tecnologicamente viáveis são criados e apresentados aos entrevistados para que estes escolham uma das alternativas propostas ao longo da entrevista. A presente pesquisa comparou duas opções de linhas de ônibus e apresentou níveis de variação para 5 atributos e utilizou um desenho eficiente para montar os cenários que seriam apresentados. A pesquisa final foi composta por 9 cenários e 4 faixas temporais, gerando um total 36 cartões. As respostas recolhidas foram modeladas e geraram funções utilidade para os cenários propostos e com isso foi possível calcular o trade-off entre a distância de caminhada e os outros atributos abordados e verificar que, sim, as pessoas estariam dispostas a caminhar mais para ter acesso ao transporte público se algumas mudanças fossem realizadas. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
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