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dc.contributor.advisorMilano, Luiza Elypt_BR
dc.contributor.authorZucconelli, Simonept_BR
dc.date.accessioned2017-06-14T02:33:29Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159528pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma revisão de literatura a cerca do tema aquisição de linguagem em crianças cegas. A partir da perspectiva teórica de Cláudia De Lemos, a qual embasa os questionamentos sobre o tema, buscam-se algumas respostas relacionadas com as peculiaridades que essas crianças apresentam no processo de aquisição de linguagem. Procura-se entender como as crianças cegas desenvolvem estratégias de apoio para a falta de contato visual e quais estratégias são essas. Sendo assim, neste trabalho, é apresentada uma reflexão sobre um tema ainda pouco desbravado pela fonoaudiologia, mas que requer um olhar mais aprofundado desses profissionais, visto que a visão ou falta dela implica em algumas particularidades no processo de aquisição da linguagem. Consegue-se destacar que há elementos verbais e não verbais apresentam singularidades no processo de aquisição de linguagem nas crianças cegas tais como, prosódia, tato, interação com o outro e certas particularidades dos processos dialógicos (estudados por Cláudia de Lemos). Constata-se que a falta de visão não se torna um impedimento no processo de aquisição de linguagem, porém apresenta algumas particularidades quando se trata de crianças cegas.pt_BR
dc.description.abstractThis study presents a literature review over language acquisition in blind children. From the review of the main theoretical axes that fundament the language acquisition, the interactionist theoretical perspective brought by Claudia de Lemos was the one chosen for this paper, searching for answers related to the peculiarities that those children present during the process of language acquisition. It is intended to understand how blind children develop support strategies for the lack of visual contact and what strategies are there. Therefore, this paper presents the thoughts over a theme that has still not been over investigated by speech therapy, but that still requires a deeper look over, since vision (or the lack of it) implies some peculiarities in the process of language acquisition. Besides, there are verbal and non-verbal elements that present singularities in the process of language acquisition in blind children, such as prosody, tact, interaction with others and other particularities in the dialogic processes (studied by Claudia de Lemos). It has been found that the lack of vision is not impeditive to the language acquisition process, but it presents some particularities when referring to blind children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLanguage acquisitionen
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectBlind peopleen
dc.subjectDialogismen
dc.subjectCegueirapt_BR
dc.titleA relação entre a aquisição de linguagem e a deficiência visual : seria a visão um fator determinante na aquisição?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001023535pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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