Andy Warhol’s exploding plastic inevitable with the Velvet Underground and Nico : linguagens, performances e intermidialidade
Fecha
2016Autor
Co-director
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Exploding Plastic Inevitable, de Andy Warhol, foi uma série de shows ocorridos entre os anos de 1966 em 1967. Nesses eventos, a banda Velvet Underground e Nico se apresentava em meio às projeções de filmes de Warhol, acompanhada pelo show de luzes e performances de dança. Divida em quatro partes, esta monografia se propõe a estudar essas apresentações ao pensar a performance a partir da perspectiva de sua linguagem híbrida verbo-visual-sonora e da intermidialidade. Para tanto, em um primeiro mo ...
Exploding Plastic Inevitable, de Andy Warhol, foi uma série de shows ocorridos entre os anos de 1966 em 1967. Nesses eventos, a banda Velvet Underground e Nico se apresentava em meio às projeções de filmes de Warhol, acompanhada pelo show de luzes e performances de dança. Divida em quatro partes, esta monografia se propõe a estudar essas apresentações ao pensar a performance a partir da perspectiva de sua linguagem híbrida verbo-visual-sonora e da intermidialidade. Para tanto, em um primeiro momento, realiza-se a apresentação dos atores que compunham o evento: o percurso do artista Andy Warhol no contexto da pop arte; o Velvet Underground no contexto da música pop. Em seguida, será descrito como o espetáculo Exploding Plastic Inevitable se estruturava, mapeando as linguagens sonora, visual e verbal, considerando a música do Velvet Underground, a presença da banda, a coreografia, os filmes de Warhol, o show de luzes e a letra das canções. Na terceira parte será apresentado o cenário das artes de vanguarda dos anos 1960, a fim de compreender como o Exploding Plastic Inevitable nele está inserido. E por fim, será analisada a intermidialidade de Andy Warhol em relação às diferentes áreas das artes com as quais trabalhou, em especial com o Exploding Plastic Inevitable. E, pela perspectiva da intermídia, como as diferentes linguagens presentes nesse evento estão articuladas. ...
Abstract
Andy Warhol’s Exploding Plastic Inevitable was a series of shows between 1966 and 1967, featuring the live performance of the band The Velvet Underground and Nico, live projections of Warhol’s movies, light shows and dance performances. Divided into four parts, this monograph is devoted to study the Exploding Plastic Inevitable shows by its hybrid language perspective. In the first part, the actors of the show are presented: Andy Warhol’s career as a pop artist; The Velvet Underground in the co ...
Andy Warhol’s Exploding Plastic Inevitable was a series of shows between 1966 and 1967, featuring the live performance of the band The Velvet Underground and Nico, live projections of Warhol’s movies, light shows and dance performances. Divided into four parts, this monograph is devoted to study the Exploding Plastic Inevitable shows by its hybrid language perspective. In the first part, the actors of the show are presented: Andy Warhol’s career as a pop artist; The Velvet Underground in the context of pop music. In the second part, is described how the spectacle was structured indicating the audio, visual and verbal languages, considering the music of The Velvet Underground, the band performance, the dance performance, the Warhol’s movies, the light show and the lyrics of the Velvet Underground. Next, the avant-garde arts scene of the 1960’s is discussed in order to comprehend how the Exploding Plastic Inevitable is inserted into that context. Finally, it will analyze the intermediality of Andy Warhol concerning the different art fields the artist was involved in, especially with the Exploding Plastic Inevitable. And, from the perspective of intermedia, how the different languages present in this event are articulated. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36671)Tesinas Comunicación Social (1829)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License