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dc.contributor.authorCzermainski, Fernanda Raschpt_BR
dc.contributor.authorBosa, Cleonice Alvespt_BR
dc.contributor.authorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.date.accessioned2017-06-08T02:32:01Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0103-5371pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159391pt_BR
dc.description.abstractEsse artigo consiste em uma revisão sistemática de estudos publicados entre 2001 e 2011, envolvendo avaliação neuropsicológica das funções executivas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Com base nos critérios de inclusão dessa pesquisa, nove estudos foram encontrados, a partir dos termos neuropsychology e executive functions, combinados ao termo autism, nos indexadores LILACS, PubMed e PsycINFO. A análise dos estudos apontou uma tendência de disfunções executivas nos TEA, envolvendo os componentes da inibição, do planejamento, da flexibilidade mental, da fluência verbal e da memória de trabalho. Concluiu-se que componentes executivos preservados e disfuncionais têm sido identificados no TEA, corroborando estudos prévios que apontam progressão desenvolvimental típica e atípica das funções executivas nessa condição.pt_BR
dc.description.abstractThis study consists of a systematic review of publications between 2001 and 2011, involving neuropsychological assessment of executive functions in children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD). Based on the inclusion criteria of this research, nine studies were found, using the terms neuropsychology and executive functions, combined with autism, in LILACS, PubMed and PsycINFO databases. The reviewed publications analysis showed a dysexecutive function tendency in ASD, involving components of inhibition, planning, mental flexibility, verbal fluency and working memory. In conclusion, it was found that preserved and dysfunctional executive components have been reported in ASD, corroborating previous studies that indicated a typical and atypical developmental progression of executive functioning in this condition.en
dc.description.abstractEste estudio consiste en una revisión sistemática de publicaciones entre 2001 y 2011, que evaluaron las funciones ejecutivas en niños y adolescentes con Trastorno del Espectro Autista (TEA). Com base en los critérios de inclusión de esta investigación, se encontraron nueve estudios a partir de los términos neuropsychology y executive functions, junto al término autism, en las bases de datos LILACS, PubMed y PsycINFO. El análisis de las publicaciones ha indicado una tendencia de disfunción ejecutiva en esta patología, en los componentes de la inhibición, la planificación, la flexibilidad mental, la fluidez verbal y la memoria de trabajo. En conclusión, componentes ejecutivos preservados y disfuncionales han sido reportados en TEA, lo que corrobora estudios previos que indicaban una evolución típica y atípica de desarrollo de las funciones ejecutivas en esta condición.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsico. Porto Alegre. Vol. 44, n. 4 (out./dez. 2013), p. 518-525.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutismen
dc.subjectRevisãopt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderen
dc.subjectAvaliacao neuropsicologicapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectExecutive functionsen
dc.subjectFunção executivapt_BR
dc.subjectNeuropsychological assessmenten
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectCognitionen
dc.subjectTrastorno del espectro autistaes
dc.subjectFunciones ejecutivases
dc.subjectEvaluación neuropsicológicaes
dc.subjectCogniciónes
dc.titleFunções executivas em crianças e adolescentes com transtorno do espectro do autismo : uma revisãopt_BR
dc.title.alternativeExecutive functions in children and adolescents with autism spectrum disorder : a revisionen
dc.title.alternativeFunciones ejecutivas en niños e jóvenes com trastorno del espectro autista : uma revisiónes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001015688pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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