Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBocasanta, Daiane Martinspt_BR
dc.contributor.authorWanderer, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorKnijnik, Gelsapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-08T02:30:52Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0103-7706pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159344pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou como alunos da Educação de Jovens e Adultos se posicionam em relação aos conhecimentos tecnocientíficos. Para isso, foi realizado um trabalho pedagógico no qual os estudantes discutiram sobre ciência, tecnologia e matemática. Essas enunciações consistiram no material empírico que foi examinado com teorizações de Michel Foucault. A análise mostrou que ciência e tecnologia estão relacionadas à noção de progresso e desenvolvimento. A matemática é vista como uma área que impulsiona os avanços científicos e tecnológicos, sendo vinculada à inteligência e à capacidade de “acessar o potencial do ser humano”.pt_BR
dc.description.abstractThe paper presents results of a research that investigated how students of the Education of youths and adults positioned themselves in relation to techno-scientific knowledge. For this, it performed a pedagogical work in which students discussed science, technology and mathematics. The enunciations consisted of empirical material that was examined with theories of Michel Foucault. The analysis showed that science and technology are related to the notion of progress and development. Mathematics is seen as an area that boosts the scientific and technological advances, being linked to intelligence and ability "to access the potential of the human being."en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHorizontes (Bragança Paulista). Bragança Paulista, SP. Vol. 34, n.temático (dez. 2016), p. 81-92pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducation of youths and adultsen
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectScienceen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectFoucault, Michelen
dc.titleEducação de jovens e adultos e os conhecimentos tecnocientíficos : analisando as relações entre ciência, tecnologia e matemáticapt_BR
dc.title.alternativeEducation of youths and adults and the techno-scientific knowledge : analyzing the relationship between science, technology and mathematicsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001015782pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples