Mostrar el registro sencillo del ítem
Jogos, patrimônio cultural e ensino de história
dc.contributor.author | Gil, Carmem Zeli de Vargas | pt_BR |
dc.contributor.author | Werle, Bibiana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-06-07T02:41:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-9031 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/159275 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir de dois jogos criados durante a disciplina de Estágio de Docência em História III – Educação Patrimonial realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, propomos, neste artigo, reflexões sobre o tema do patrimônio cultural na Educação Básica. Um dos referencias que inspira a escrita deste texto é Hartog (2014), que propõe pensarmos o patrimônio como uma das palavras mestras na compreensão de nossa relação com o tempo. Assim, situamos a utilização dos jogos como possíveis desencadeadores da discussão que problematiza a relação entre patrimônio cultural e memória na contemporaneidade, como também uma ferramenta didática que se torna cada vez mais presente no ensino de história. | pt_BR |
dc.description.abstract | Based on two games created during the subject of Teaching Internship in History III - Heritage Education, held at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), we propose in this article, reflections on the theme of cultural heritage in Basic Education. One of the referentials that inspired the writing of this text is Hartog (2014), which proposes that we think of heritage as one of the main words in understanding our relationship with time. Thus, we establish the use of games as possible triggers of the discussion that questions the relationship between cultural heritage and memory in contemporary times, as well as a didactic tool that is becoming more present in the teaching of history. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação (Santa Maria). Vol. 41, n.3 (set./dez. 2016), 697-708 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Games | en |
dc.subject | Cultural heritage | en |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.title | Jogos, patrimônio cultural e ensino de história | pt_BR |
dc.title.alternative | Games, cultural heritage and history teaching | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009054 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40917)Ciencias Humanas (7117)