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dc.contributor.advisorBorenstein, Denispt_BR
dc.contributor.authord'Ávila, Leopoldo Antônio Schultzpt_BR
dc.date.accessioned2017-06-06T02:27:58Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159181pt_BR
dc.description.abstractA derrocada do modelo público de financiamento da implantação e manutenção da malha rodoviária levou necessidade de contar com recursos do setor privado para suprir esta carência. Estes serviços embora concedidos, permanecem como serviços públicos prestados por terceiros, mediante cobrança de tarifas dos usuários. A prestação destes serviços, agora cobrados diretamente dos usuários, precisa ser monitorada e avaliada, em cumprimento de dispositivos contratuais e em defesa da sociedade. O principal objetivo proposto neste trabalho é efetuar uma avaliação da eficiência das Concessões de Rodovias no Estado do Rio Grande do Sul. Isto foi levado a efeito pelo emprego da técnica da Análise Envoltória de Dados – DEA. Foram empregados conjuntos de dados referentes aos anos de 2005 e 2006. Para fatores de input foram considerados o número de veículos pagantes em 100 mil unidades, a tarifa média e o número de ocorrências de acidentes por 100 mil veículos pagantes. Como output adotou-se o valor total aplicado no conjunto de rodovias constituintes dos Pólos Rodoviários. Como tentativa de aferir a pertinência dos resultados obtidos valeu-se de duas avaliações efetuadas, em 2005 pela AGERGS e em 2006 pelo DAER, sobre os serviços prestados pelas empresas concessionárias, que foram comparados aos resultados obtidos neste trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThe overthrow of the public model of financing of the implantation and maintenance of the road mesh took need to count with resources of the private section to supply this lack. These services although granted, they stay as public services rendered by third, by collection of the users' tariffs. The installment of these services, now collected directly of the users, they need to be monitored and appraised, in execution of contractual devices and in defense of the society. The main objective proposed in this work is to make an evaluation of the efficiency of the Concessions of Highways in the State of Rio Grande do Sul. This was taken to effect by the job of the technique of the Data Envelopment Analysis, DEA. Were used sets of data regarding the years of 2005 and 2006. For input factors they were considered the number of paying vehicles in 100 thousand units, the medium tariff and the number of occurrences of accidents for 100 thousand paying vehicles. As output it was adopted the applied total value in the group of constituent highways of the Road Poles. As attempt of checking the pertinence of the obtained results was been worth of two made evaluations, in 2005 for AGERGS and in 2006 for DAER, on the services rendered by the concessionary companies, that were compared to the results obtained in this work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectServiços públicospt_BR
dc.subjectConcessão de serviço públicopt_BR
dc.subjectConcessões rodoviáriaspt_BR
dc.subjectRodovias : Concessãopt_BR
dc.subjectAnálise Envoltória de Dados (DEA)pt_BR
dc.titleAnálise da eficiência nos pólos rodoviários sob concessão no Estado do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000647477pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em Regulação de Serviços Públicospt_BR


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