A música como intervenção neuropsicológica no tratamento do transtorno do espectro autista (TEA) : uma revisão crítica da literatura
dc.contributor.advisor | Bosa, Cleonice Alves | pt_BR |
dc.contributor.author | Pegoraro, Luciane da Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-06-06T02:27:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/159137 | pt_BR |
dc.description.abstract | A música tem sido estudada enquanto recurso importante para o tratamento de diversos distúrbios neurológicos e neuropsiquiátricos, entre os quais se destaca o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O presente estudo tem como objetivo compreender de que forma a música, enquanto instrumento de intervenção neuropsicológica, pode contribuir para o desenvolvimento e estimulação de pessoas com TEA. Trata-se de uma revisão crítica da literatura atual, acerca dos conceitos de neuropsicologia, música, musicoterapia e TEA. A amostra refere-se a crianças e adolescentes na faixa etária dos 02 (dois) aos 16 (dezesseis) anos. O resultado alcançado, com base na análise de seis artigos que pesquisaram o uso da música (musicoterapia) como ferramenta de tratamento de TEA, é que esta age positivamente principalmente nas áreas da socialização-interação, comunicação, psicomotricidade e linguagem. O uso da música na área da aprendizagem favorece a inclusão de crianças com TEA, auxiliando no desenvolvimento global das crianças, reduzindo comportamentos inadequados e encaminhando para resultados funcionais positivos. A melhora nas habilidades de comunicabilidade musical repercute em efeitos positivos sobre a socialização das crianças, fundamentalmente na área da comunicação. | pt_BR |
dc.description.abstract | Music has been studied as an important resource for the treatment of various neurological and neuropsychiatric disorders, including Autism Spectrum Disorder (ASD). The present study aims to understand how music, as an instrument of neuropsychological intervention, can contribute to the development and stimulation of people with ASD. This is a critical review of the current literature on the concepts of neuropsychology, music, music therapy and ASD. The sample refers to children and adolescents in the age range from 2 (two) to 16 (sixteen) years. The results obtained, based on the analysis of six articles that investigated the use of music (music therapy) as a tool for the treatment of ASD, is that it acts positively mainly in the areas of socialization-interaction, communication, psychomotricity and language. The use of music in the learning area favors the inclusion of children with ASD, aiding in the overall development of children, reducing inappropriate behaviors and leading to positive functional results. The improvement in musical communicability skills has positive effects on the socialization of children, mainly in the area of communication. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Neuropsychology | en |
dc.subject | Neuropsicologia | pt_BR |
dc.subject | Autism spectrum disorder | en |
dc.subject | Musicoterapia | pt_BR |
dc.subject | Music therapy | en |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.title | A música como intervenção neuropsicológica no tratamento do transtorno do espectro autista (TEA) : uma revisão crítica da literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Endres, Renata Giuliani | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001023255 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Neuropsicologia | pt_BR |
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Ciências Humanas (1949)