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dc.contributor.advisorBosa, Cleonice Alvespt_BR
dc.contributor.authorPegoraro, Luciane da Costapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-06T02:27:26Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159137pt_BR
dc.description.abstractA música tem sido estudada enquanto recurso importante para o tratamento de diversos distúrbios neurológicos e neuropsiquiátricos, entre os quais se destaca o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O presente estudo tem como objetivo compreender de que forma a música, enquanto instrumento de intervenção neuropsicológica, pode contribuir para o desenvolvimento e estimulação de pessoas com TEA. Trata-se de uma revisão crítica da literatura atual, acerca dos conceitos de neuropsicologia, música, musicoterapia e TEA. A amostra refere-se a crianças e adolescentes na faixa etária dos 02 (dois) aos 16 (dezesseis) anos. O resultado alcançado, com base na análise de seis artigos que pesquisaram o uso da música (musicoterapia) como ferramenta de tratamento de TEA, é que esta age positivamente principalmente nas áreas da socialização-interação, comunicação, psicomotricidade e linguagem. O uso da música na área da aprendizagem favorece a inclusão de crianças com TEA, auxiliando no desenvolvimento global das crianças, reduzindo comportamentos inadequados e encaminhando para resultados funcionais positivos. A melhora nas habilidades de comunicabilidade musical repercute em efeitos positivos sobre a socialização das crianças, fundamentalmente na área da comunicação.pt_BR
dc.description.abstractMusic has been studied as an important resource for the treatment of various neurological and neuropsychiatric disorders, including Autism Spectrum Disorder (ASD). The present study aims to understand how music, as an instrument of neuropsychological intervention, can contribute to the development and stimulation of people with ASD. This is a critical review of the current literature on the concepts of neuropsychology, music, music therapy and ASD. The sample refers to children and adolescents in the age range from 2 (two) to 16 (sixteen) years. The results obtained, based on the analysis of six articles that investigated the use of music (music therapy) as a tool for the treatment of ASD, is that it acts positively mainly in the areas of socialization-interaction, communication, psychomotricity and language. The use of music in the learning area favors the inclusion of children with ASD, aiding in the overall development of children, reducing inappropriate behaviors and leading to positive functional results. The improvement in musical communicability skills has positive effects on the socialization of children, mainly in the area of communication.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNeuropsychologyen
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderen
dc.subjectMusicoterapiapt_BR
dc.subjectMusic therapyen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleA música como intervenção neuropsicológica no tratamento do transtorno do espectro autista (TEA) : uma revisão crítica da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coEndres, Renata Giulianipt_BR
dc.identifier.nrb001023255pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Neuropsicologiapt_BR


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