Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorZordan, Paolapt_BR
dc.contributor.authorLópez Bello, Samuel Edmundopt_BR
dc.contributor.authorMarques, Diego Souzapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-06T02:26:55Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159090pt_BR
dc.description.abstractDe forma sucinta, este artigo busca mapear alguns elementos que compõem a noção de signo tendo em vista principalmente o seu poder de produzir conhecimento. Diferentes definições de signo, a partir de breves revisões de Saussure, Morris, Pierce, Hjelmslev, Bakhtin, são apresentadas a fim de direcionar o estudo para a questão da produção de conhecimento a partir dos signos, processo esse que Deleuze entenderá como aprendizagem. Esse breve estudo sobre as principais classificações de signos não é meramente descritivo, ele atenta para a importância das dinâmicas que tais tipologias impõem, tanto interna como externamente. Ao se problematizar relação do signo com sua interpretação, processo conhecido em alguns momentos como semiose, significação e, em outros, como pragmática, trazemos a perspectiva da diferença, na qual interpretar implica compor os elementos sígnicos numa criação.pt_BR
dc.description.abstractThis article maps briefly some elements that compose the notion of sing by considering mainly its power to generate knowledge. Distinct notions of sing such as Saussure, Morris, Pierce, Hjelmslev, Bakhtin are presented initially in order to direct our study towards the question of knowledge production from the signs, which is understood how learning is supposed to be by Deleuze. This brief study about the main classifications of signs is not merely descriptive; it refers to the importance of the dynamics that impose typologies, either internally or externally. When it questions the sign's relationship with his interpretation, a process known at times as semiotic, signification and, for others, pragmatic, we also bring the perspective of the difference, which interpret implies composing elements emanated from sings in a creation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de Educação : Faculdade de Educação UFPel. Pelotas, 2015. N. 52 (2015); p. 1-19pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSignsen
dc.subjectDeleuze, Gilles, 1925-1995pt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCreationen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDeleuzeen
dc.subjectSignospt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleSignos e interpretação : entre aprendizagens e criaçõespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001004469pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem