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Signos e interpretação : entre aprendizagens e criações
dc.contributor.author | Zordan, Paola | pt_BR |
dc.contributor.author | López Bello, Samuel Edmundo | pt_BR |
dc.contributor.author | Marques, Diego Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-06-06T02:26:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/159090 | pt_BR |
dc.description.abstract | De forma sucinta, este artigo busca mapear alguns elementos que compõem a noção de signo tendo em vista principalmente o seu poder de produzir conhecimento. Diferentes definições de signo, a partir de breves revisões de Saussure, Morris, Pierce, Hjelmslev, Bakhtin, são apresentadas a fim de direcionar o estudo para a questão da produção de conhecimento a partir dos signos, processo esse que Deleuze entenderá como aprendizagem. Esse breve estudo sobre as principais classificações de signos não é meramente descritivo, ele atenta para a importância das dinâmicas que tais tipologias impõem, tanto interna como externamente. Ao se problematizar relação do signo com sua interpretação, processo conhecido em alguns momentos como semiose, significação e, em outros, como pragmática, trazemos a perspectiva da diferença, na qual interpretar implica compor os elementos sígnicos numa criação. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article maps briefly some elements that compose the notion of sing by considering mainly its power to generate knowledge. Distinct notions of sing such as Saussure, Morris, Pierce, Hjelmslev, Bakhtin are presented initially in order to direct our study towards the question of knowledge production from the signs, which is understood how learning is supposed to be by Deleuze. This brief study about the main classifications of signs is not merely descriptive; it refers to the importance of the dynamics that impose typologies, either internally or externally. When it questions the sign's relationship with his interpretation, a process known at times as semiotic, signification and, for others, pragmatic, we also bring the perspective of the difference, which interpret implies composing elements emanated from sings in a creation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos de Educação : Faculdade de Educação UFPel. Pelotas, 2015. N. 52 (2015); p. 1-19 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Signs | en |
dc.subject | Deleuze, Gilles, 1925-1995 | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Creation | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Deleuze | en |
dc.subject | Signos | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Signos e interpretação : entre aprendizagens e criações | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001004469 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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