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dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.contributor.authorFaria, Juliano Espezim Soarespt_BR
dc.date.accessioned2017-06-02T02:42:25Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1982-9949pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159014pt_BR
dc.description.abstractEste artigo busca refletir sobre as condições favoráveis que são oferecidas pela Educação do Campo para experiências Etnomatemáticas. Os princípios que sustentam tal educação aliados a sua forma de organização dos tempos e espaços – Pedagogia da Alternância – constituem-se em um terreno bastante favorável para a investigação de diferentes racionalidades matemáticas. É na perspectiva desta discussão que este artigo pretende inserir-se ao pontuar duas pesquisas realizadas por discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina. A primeira, com base nas teorizações de Ludwig Wittgenstein e Michel Foucault, busca dar visibilidade aos saberes matemáticos protagonizados por pescadores de Ibiraquera, região de Imbituba/SC, e a segunda, recorre ao referencial de Gilles Deleuze para apresentar a racionalidade matemática de uma tecelã quilombola pertencente à Invernada dos Negros, comunidade localizada em Campos Novos/SC.pt_BR
dc.description.abstractThis essay reflects on the favorable conditions that are offered by the Countryside Education on the ethnomathematics experiences. The principles that underlie such education combined with its organization of time and space - Pedagogy of Alternation - are a very favorable ground for the investigation of different mathematical rationalities. It is in view of this discussion that this article intends to put up scoring two surveys conducted by students from the Bachelor of Countryside Education of the Federal University of Santa Catarina. The first based on the theorizations of Ludwig Wittgenstein and Michel Foucault, seeks to give visibility to mathematical knowledge favored by the fishermen of Ibiraquera, region of Imbituba / SC, and the second uses the referencial of Gilles Deleuze to presents the mathematical rationality of a "quilombola" weaver belonging to the "Invernada dos Negros", community located in Campos Novos / SC.en
dc.description.abstractEste artículo busca reflexionar sobre las condiciones favorables ofrecidas por la Educación del Campo para las experiencias etnomatematicas. Los principios que sustentan tal educación, aliados a la forma en que tiempo y espacio se organizan – Pedagogía de la Alternancia-, constituyen un terreno muy favorable para la investigación de diferentes racionalidades matemáticas. En la perspectiva de esta discusión es donde este artículo pretende inserirse al destacar dos trabajos de investigación realizados por alumnos de Licenciatura en Educación del Campo de la universidad Federal de Santa Catarina. El primer trabajo, basado en las teorías de Ludwig Wittgenstein y Michel Foucault, busca dar visibilidad a los saberes matemáticos protagonizados por pescadores de Ibiraquera, región de Imbituba/SC, y el segundo se refiere a Gilles Deleuze para presentar la racionalidad matemática de una tejedora quilombola (perteneciente a una comunidad de descendientes de personas esclavizadas durante el siglo XVIII) de Invernada dos Negros, localizado en Campos Novos/SC.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofReflexão e ação [recurso eletrônico]. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 25, n. 1 (jan./abr. 2017), p. 80-98pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEthnomathematicsen
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectCountryside educationen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPedagogy of alternationen
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.subjectEtnomatematicaes
dc.subjectEducación del campoes
dc.subjectPedagogía de la alternanciaes
dc.titleEducação do Campo e Educação Matemática : possíveis entrelaçamentospt_BR
dc.title.alternativeCountryside education and mathematics education : possibles interlacingen
dc.title.alternativeEducación del campo y educación matemática : posibles entrelazamientoses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001022783pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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