A influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médio
Visualizar/abrir
Data
2016Tipo
Assunto
Resumo
A maioria das pesquisas sobre o PIBID vem enfatizando a formação docente. No presente artigo, o olhar recai sobre os alunos: busca-se verificar a influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de um grupo de alunos de ensino médio no componente curricular química e quais razões levaram a essa influência, utilizando-se para isso as avaliações realizadas regularmente em sala de aula. Os dados foram coletados por meio de observação, anotações no diário de campo, questionário com q ...
A maioria das pesquisas sobre o PIBID vem enfatizando a formação docente. No presente artigo, o olhar recai sobre os alunos: busca-se verificar a influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de um grupo de alunos de ensino médio no componente curricular química e quais razões levaram a essa influência, utilizando-se para isso as avaliações realizadas regularmente em sala de aula. Os dados foram coletados por meio de observação, anotações no diário de campo, questionário com questões objetivas e de resposta aberta e entrevistas. Para a análise dos dados, foram utilizadas análises qualitativas e quantitativas. Os resultados mostraram que esse Programa teve influência positiva sobre o desempenho escolar desse grupo de alunos em química e que essa influência pode ser atribuída ao atendimento individualizado e às atividades diferenciadas desenvolvidas pela bolsista do PIBID/Química. ...
Abstract
Most research on PIBID has emphasized teacher formation. In this article, the look falls on the students, seeking to verify the influence of the PIBID/Chemistry of UFRGS on the school performance of a group of High School students in the Chemistry curricular component and what reasons led to that influence, by means of the evaluations held regularly in the classroom. Data were collected through observation and notes in the class casebook, a questionnaire with objective questions and open answer ...
Most research on PIBID has emphasized teacher formation. In this article, the look falls on the students, seeking to verify the influence of the PIBID/Chemistry of UFRGS on the school performance of a group of High School students in the Chemistry curricular component and what reasons led to that influence, by means of the evaluations held regularly in the classroom. Data were collected through observation and notes in the class casebook, a questionnaire with objective questions and open answers, and interviews. Qualitative and quantitative analysis were used for data analysis. The results showed that the PIBID/Chemistry of UFRGS had a positive influence on the school performance of that group of students in chemistry, and the influence can be attributed to the individualized attendance and to the differentiated activities developed by scholarship holders of PIBID/Chemistry. ...
Contido em
Química nova na escola. Vol. 38, n. 2 (Maio 2016), p. 157-166
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Exatas e da Terra (6158)
Este item está licenciado na Creative Commons License