Por uma educação humanizadora : um diálogo entre Paulo Freire e Erich Fromm
dc.contributor.author | Pretto, Flavio Luiz | pt_BR |
dc.contributor.author | Zitkoski, Jaime José | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-31T02:37:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-4684 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/158874 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo objetiva aproximar os saberes de Paulo Freire (1921-1997), educador e filósofo brasileiro e Erich Fromm, psicanalista e escritor alemão (1900-1980). Sabemos que a escola de nossos dias tem optado pelo desenvolvimento do campo cognitivo do educando deixando de lado o campo afetivo o que inviabiliza a promoção de uma formação integral e humanizada. Encontramos nas obras de Freire vários excertos inspirados no pensamento de Fromm centrado nos valores humanos autênticos e, nas obras de Fromm, referências à pedagogia freireana. Esses dois autores, veem na educação humanizadora possibilidades para romper com a educação concebida apenas como ferramenta para o progresso material substituindo-a por uma educação que une coração e mente, ambos pressupostos necessários para desenvolver no aluno a tomada de consciência para agir sobre si e sobre o mundo. Assim como para Freire também para Fromm a função da educação é humanizar. Nesse sentido, Freire e Fromm buscam construir um mundo mais humano e liberto para aqueles que sempre sofreram com a exclusão imposta pela escola, pelo trabalho, ou por qualquer outro instrumento de discriminação social. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims at bringing closer the theories of Paulo Freire (1921-1997), Brazilian educator and philosopher, and Erich Fromm, German psychoanalyst and writer (1900 – 1980). We are fully aware that today’s school has opted for the development of the student’s cognitive skills rather than the affectionate ones. Such situation makes it harder to form students wholly and humanly. We have found, in Paulo Freire’s works, several excerpts that were inspired by Fromm’s thoughts, which were based on authentic human values; we have likewise found in Fromm’s works references to Freirean pedagogy. These two authors see, in the humanizing education, the possibiliy to break away from the conception of education as a mere tool for material progress. They meant to replace it with a type of education which linked heart and mind, basis for the development of the student’s awareness to take action on himself and on the world. Both for Freire and Fromm, education’s fundamental role is to humanize. Thus, Freire and Fromm aim at building a world which should be more humane and free for the outcast, who have always suffered with the impositions of school, work, as well as other tools of social segregation. | en |
dc.description.abstract | Este artículo pretende abordar los conocimientos de Paulo Freire (1921-1997), educador y filósofo brasileño y Eric Fromm, psicoanalista y escritor alemán (1900-1980). Sabemos que actualmente la escuela ha optado por el desarrollo del campo cognitivo del estudiante dejando de lado el campo emocional que impide la promoción de una formación integral y humana. En la obra de Freire se encuentra diversos extractos inspirados en el pensamiento de Fromm centrado en los auténticos valores humanos y en la obra de Fromm, las referencias a la pedagogía de Freire. Estos dos autores ven en la educación humanizante la posibilidad de romper con la educación concebida solamente como una herramienta para el progreso material sustituyéndola por una educación que une el corazón y la mente, ambos presupuestos necesarios para desarrollar en el alumno la toma de conciencia para actuar sobre sí mismos y en mundo. Para Freire y Fromm la función de la educación es humanizar. En este sentido, Freire y Fromm buscan construir un mundo más humano y más libre para aquellos que siempre sufrieron con la exclusión impuesta por la escuela, en el trabajo, o cualquier otro instrumento de discriminación social. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de ciências humanas (Frederico Westphalen). Frederico Westphalen, RS. Vol. 17, n. 29 (2016), p. 46-65 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Liberdade | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Freedom | en |
dc.subject | Educação humanística | pt_BR |
dc.subject | Humanization | en |
dc.subject | Humanização | pt_BR |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject | Educación | en |
dc.subject | Libertad | en |
dc.subject | Fromm, Erich, 1900-1980 | pt_BR |
dc.subject | Humanización | en |
dc.title | Por uma educação humanizadora : um diálogo entre Paulo Freire e Erich Fromm | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001013477 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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