"Vida nova" : mudanças nos hábitos de consumo após emagrecimento
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2016Author
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Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O número de pessoas com sobrepeso tem aumentado substancialmente no mundo todo. Segundo a OMS (2016), metade da população mundial era obesa em 2014. No Brasil, dados do IBGE mostram que 49% da população brasileira com 20 anos ou mais está com excesso de peso. Seja a obesidade causada por genética ou fatores ambientais e psicológicos, o fato é que muitas das pessoas que sofrem desta condição buscam o emagrecimento como forma de melhorar sua saúde e qualidade de vida. Pessoas que passam por uma p ...
O número de pessoas com sobrepeso tem aumentado substancialmente no mundo todo. Segundo a OMS (2016), metade da população mundial era obesa em 2014. No Brasil, dados do IBGE mostram que 49% da população brasileira com 20 anos ou mais está com excesso de peso. Seja a obesidade causada por genética ou fatores ambientais e psicológicos, o fato é que muitas das pessoas que sofrem desta condição buscam o emagrecimento como forma de melhorar sua saúde e qualidade de vida. Pessoas que passam por uma perda de peso significativa têm suas vidas modificadas profundamente. Apesar de já existir estudos que abordam essas mudanças nos aspectos psicológicos e sociais, não há, até onde se sabe, pesquisas que exploram mudanças no comportamento de consumo de pessoas que emagreceram significativamente. Através da realização de entrevistas em profundidade com uma amostra de onze pessoas definidas por conveniência e uma metodologia inspirada na técnica PHOTO ELICITATION TECHNIQUE (PET), buscou-se identificar mudanças no consumo de produtos, serviços e experiências de pessoas que passaram por um emagrecimento significativo. Os resultados mostram que o emagrecimento está relacionado a uma melhora na autoestima e isso tem impacto sobre o consumo, pois estas pessoas passam a se preocupar mais com a aparência e buscam produtos e serviços que satisfaçam suas novas demandas. Por se sentirem mais seguras e confiantes, essas pessoas, que antes costumavam ficar mais em casa, passam a buscar outras formas de lazer e começam a sair mais com amigos e frequentar festas. As principais mudanças no consumo reveladas nas entrevistas foram agrupadas em: alimentação, roupas, beleza e cosméticos, atividade física, lazer, viagens e outros. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
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