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dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorCora, Stephania Klaserpt_BR
dc.date.accessioned2017-05-25T02:28:44Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158583pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho pretende explorar o conhecimento e o desenvolvimento sobre o consumo colaborativo no Brasil. O objetivo da pesquisa é analisar o impacto do aplicativo Tradr de compra e venda (ou troca e doação) de produtos usados no desenvolvimento do consumo colaborativo em Porto Alegre. O estudo foi baseado em diferentes dimensões do conhecimento contemporâneo como inovação disruptiva, geração do milênio, modelos de negócios em rede e consumo colaborativo. A transição entre as diferentes dimensões permitiu desenhar um panorama para a condução e o desenvolvimento da pesquisa. Tanto a coleta quanto a análise dos dados foram baseados na estratégia de triangulação. Desta maneira, foram utilizadas diferentes fontes de evidências e diferentes métodos de análise a fim de atingir a convergência dos resultados. Os resultados foram obtidos tanto pela perspectiva do aplicativo quanto pela perspectiva dos usuários. A conclusão do trabalho apresenta o conhecimento sobre consumo colaborativo gerado durante a pesquisa, bem como o impacto da interação entre o aplicativo e os usuários para o desenvolvimento de uma comunidade de troca. Por fim, foram expostas as limitações da pesquisa e apresentadas sugestões para futuras investigações.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper intends to explore the knowledge and the development about collaborative consumption in Brazil. The objective of the research is to analyse the impact of the application Tradr of purchase and sale (or exchange and donation) of used products for the development of collaborative consumption in Porto Alegre. The study was based on different dimensions of contemporary knowledge such as disruptive innovation, millennium generation, platform business model and collaborative consumption. The transition between the different dimensions allowed to design a panorama for the conduction and the development of the research. Both data collection and analysis were based on the triangulation strategy. In this way, different sources of evidence and different methods of analysis were used in order to reach the convergence of the results. The results were obtained both from the perspective of the application and from the perspective of the users. The conclusion of the paper presents the knowledge generated during the research about collaborative consumption, as well as the impact of the interaction between the application and the users for the development of a trading community. Finally, the limitations of the research were exposed and suggestions for future research were presented in order to continue further investigations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSharing economyen
dc.subjectConsumo colaborativopt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectCollaborative consumptionen
dc.subjectTrading communityen
dc.subjectMarketplace of used goodsen
dc.titleConsumo colaborativo : o impacto do “aplicativo do desapego” no desenvolvimento do consumo colaborativo em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001021835pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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