A biblioteca e o bibliotecário em tempos de cibercultura : espaços e práticas
dc.contributor.advisor | Bilhão, Isabel Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.author | Salort, Shirlei Galarça | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-25T02:28:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/158546 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta Dissertação de Mestrado tem como tema principal os sentidos atribuídos pelos bibliotecários às suas práticas e ao espaço físico da biblioteca em que trabalham, em tempos de cibercultura, visto que, além de o uso das tecnologias digitais ter se consolidado nas tarefas diárias destes profissionais, há importantes transformações nelas e nos modos de pesquisar e ler no ambiente acadêmico. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e com a metodologia do estudo de caso exploratório, realizada com bibliotecárias que trabalham ou que já trabalharam na Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Biblioteca FAMED/HCPA), com as quais foram feitas oito entrevistas semi-estruturadas, dentre elas duas bibliotecárias aposentadas que atuaram por mais de 20 anos nesta Biblioteca. O trabalho visa contribuir para a reflexão sobre as perspectivas futuras das bibliotecas universitárias e das práticas dos bibliotecários que, ao longo do tempo, foram influenciadas por constantes transformações nos hábitos de leitura do “ciberleitor” ou leitor na/da cibercultura. Quanto ao referencial teórico para contextualizar as transformações ocorridas nas práticas de leitura e nas práticas bibliotecárias a partir do uso das tecnologias digitais, foram utilizadas como base as considerações de Lúcia Santaella, Roger Chartier, Humberto Eco, Jean-Claude Carrièrre e David Lankes, entre outros autores. Por meio da pesquisa, foi possível refletir sobre a memória da Biblioteca FAMED/HCPA e identificar algumas características históricas da pesquisa na área médica nesta biblioteca, além de, e principalmente, verificar como as bibliotecárias percebem suas práticas no contexto da cibercultura. A pesquisa demonstrou que, nas concepções sobre as práticas do bibliotecário, se percebe um movimento de mudança de sentidos, sendo que o sentido de “mediador” passa a dar mais espaço ao sentido de “educador”, e a ação de “esperar o usuário” passa a dar lugar à ação de “buscar o usuário”, o que aponta não só uma preocupação com relação ao uso da biblioteca e de seus recursos, mas também com uma reafirmação e melhoria da imagem profissional do bibliotecário e de sua valorização social e acadêmica. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecário | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca universitária | pt_BR |
dc.subject | Prática profissional | pt_BR |
dc.title | A biblioteca e o bibliotecário em tempos de cibercultura : espaços e práticas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Lopes, Daniel de Queiroz | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001021564 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Humanidades | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | São Leopoldo, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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