Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMielniczuk, Luciana Pellinpt_BR
dc.contributor.authorBaccin, Alciane Nolibospt_BR
dc.date.accessioned2017-05-25T02:27:20Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158497pt_BR
dc.description.abstractCompreender como as histórias são contadas nas reportagens hipermídia, a partir da Teoria do Hipertexto, a fim de elaborar elementos que apontem para as especificidades deste gênero no espaço de escrita digital é o objetivo principal desta tese. Para tanto refletimos sobre as características do hipertexto e sugerimos adequações ao campo do jornalismo. Definimos também o termo hipermídia como uma forma de mídia, resultante da remediação de todas as formas de mídia, de linguagem e de modos expressivos midiáticos que a antecederam. Sobre o gênero reportagem, discutimos a reportagem hipermídia e identificamos os recursos que potencializam a contextualização das histórias. A partir dessas discussões teóricas elaboramos nossa matriz metodológica que alia as especificidades do hipertexto jornalístico (a tipologia dos links, a multivocalidade e a estrutura de navegação) e as questões pertinentes às reportagens hipermídia, as quais denominamos de eixos estruturantes (camadas informativas, modalidades comunicativas e variantes contextuais). A análise foi realizada em três reportagens hipermídia: Snow Fall: The Avalanche at Tunnel Creek – The New York Times (Estados Unidos), Filhos da Guerra: Quem é o filho que António deixou na guerra – Público (Portugal) e Crise da água: Líquido e Incerto – Folha de S. Paulo (Brasil). Os resultados nos apontam para padrões de recorrência nas reportagens hipermídia que indicam um perfil próprio desse gênero no espaço de escrita digital. Destacamos alguns traços desse perfil: a reportagem hipermídia utiliza links narrativos para complementar, particularizar, ilustrar e detalhar as informações; emprega múltiplas vozes; a participação do leitor é restrita; a estrutura de navegação é diversificada; a estrutura da reportagem conta com duas camadas informativas; as modalidades comunicativas estão integradas entre si; o texto é a peça-chave que conduz a história; a contextualização das histórias ocorre por meio da humanização dos relatos, de bases de dados, de recursos imersivos e das histórias em formato longo.pt_BR
dc.description.abstractThe main goal of this thesis is to understand how stories are being told in hypermedia reporting, considering Hypertext as theoretical framework, in order to elaborate features that indicates the specificities of this genre in digital writing space. For this purpose, we consider hypertext characteristics in order to suggest adjustments to journalism field. We also define hypermedia as a new media format, resulting from the remediation of all types of media, language and expressive mediatic modes that preceeded it. When it comes to reporting as a genre, we discuss the hypermedia reporting and identify the resources that strengthen stories contextualization. From these theoretical discussions, we elaborate our methodological framework that combines the specificities of journalistic hypertext (the typology of links, the multivocality and the navigation structure) and the pertinent issues to hypermedia reports, which we denominate the structuring axes (informative layers, communicative modalities and contextual variants). We select as an analysis sample three hypermedia reports: Snow Fall: The Avalanche at Tunnel Creek – The New York Times (United States), Filhos da Guerra: Quem é o filho que António deixou na guerra – Público (Portugal) and Crise da água: Líquido e Incerto – Folha de S. Paulo (Brazil). The study findings lead us to identify a standard in hypermedia reports which compose a profile of its own kind in the digital writing field. We highlighted some features of this profile: the hypermedia report uses narrative links as complement, to particularize, to illustrate and to detail the information; it employs multiple voices; it uses restrict reader participation; it uses a diverse navigation structure; it's structure has two informative layers. We also find that the communicative modalities are integrated with each other; the text is the key element that conducts the story; the story contextualization occurs using resources such as personification, databases, immersive language and long-form stories.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHypertexten
dc.subjectHipertextopt_BR
dc.subjectHipermídiapt_BR
dc.subjectJournalist hypertexten
dc.subjectReportagempt_BR
dc.subjectHypermedia reporten
dc.subjectJornalismo onlinept_BR
dc.subjectDigital journalismen
dc.subjectHypertext theoryen
dc.titleComo contar histórias ?: o hipertexto jornalístico na reportagem hipermídiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coCanavilhas, Joãopt_BR
dc.identifier.nrb001021578pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem