Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Teniza dapt_BR
dc.contributor.authorZilz, Louisept_BR
dc.date.accessioned2017-05-24T02:26:25Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158439pt_BR
dc.description.abstractCom a intenção de proporcionar liberdade de escolha, os ofertantes vêm ampliando cada vez mais variedade e opções de produtos ao consumidor. Porém, alguns estudos mostram que o que acontece pouco se assemelha com liberdade. Segundo Schwartz (2007), as empresas certamente prestaram um serviço aos clientes criando tantas opções, pois isso possibilitou satisfazer consumidores com necessidades e desejos diferentes. No entanto, é neste momento que surge o “paradoxo da escolha”. Ao aumentar exageradamente o leque de escolhas, a solução virou um problema que precisava ser resolvido (SCHWARTZ, 2007). Por esta razão, este estudo se propôs verificar como o número de opções ofertadas no varejo de moda impacta na satisfação do consumidor com a escolha e com o produto em si. Para isso, os participantes foram expostos a conjuntos com 5, 10, 15 e 30 opções de calças. Além disso, tentou-se encontrar uma relação entre os pontos acima citados e o nível de maximização do indivíduo. Os resultados indicam que, ao contrário do que diz a teoria, conforme o número de opções de calças aumenta, há um impacto positivo na satisfação da consumidora.pt_BR
dc.description.abstractWith the intention of providing freedom of choice, the suppliers have been increasing an increasing variety of products to the consumer. However, some studies show that what happens does not look like freedom. According to Schwartz (2007), in creating so many options, the companies certainly provided a service to their customers, because it made it possible to satisfy consumers with different needs and desires. However, it is at this point that the "paradox of choice" arises. By exaggerating the range of choices, the solution became a problem that needed to be solved (SCHWARTZ, 2007). For this reason, this study proposed to verify how the number of options offered in fashion retail impacts consumer satisfaction with the choice and with the product itself. For this, the participants were exposed to sets with 5, 10, 15 and 30 pants options. In addition, an attempt was made to find a relationship between the above points and the level of maximization of the individual. The results indicate that, contrary to what the theory says, as the number of pants choices increases, there is a positive impact on consumer satisfaction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.titleParadoxo da escolha : o impacto do número de opções na satisfação com a decisão do consumidor do varejo de modapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001021586pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples