Show simple item record

dc.contributor.authorMendes, Michelpt_BR
dc.contributor.authorAguilar, Márcia Brandão Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorRosa, Marcelo Prado Amaralpt_BR
dc.contributor.authorPauletti, Fabianapt_BR
dc.contributor.authorFenner, Roniere dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2017-05-24T02:26:16Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2175-4217pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158424pt_BR
dc.description.abstractO objetivo foi investigar contribuições pontuais para a área da educação frente à cultura de aprendizagem online a fim de identificar possibilidades de (res)significação da relação entre espaços virtuais e presenciais. Realizou-se varredura heurística no portal online da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, valendo-se da busca temática Educação e aprendizagem online e recorte temporal no período entre 2006 a 2016. Após triagem, obteve-se sete trabalhos selecionados, os quais foram analisados mediante Análise de Conteúdo. Enquanto resultados, foram construídas duas categorias: i) Ação do sujeito e do coletivo na rede; e ii) Participação, cooperação e autonomia online. Possibilitaram discussões no que tange aos processos de ensino e de aprendizagem em espaços permeados pelos avanços dos cabos de fibra ótica, códigos binários e alta velocidade informacional. Percebe-se que somente com organização e contextualização curricular é possível aproximar a escola da cultura online.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this paper was to investigate specific contributions to the educational area which concerns online learning culture in order to identify possibilities of (re)signification of the relationship between virtual and face-to-face spaces. It was held an heuristic scanning at the online portal Capes - Coordination of Personnel Improvement in Higher Education, making use of the thematic search ‘education and online learning’ and a period of time between 2006/2016. After the screening, it was yielded seven selected works, which were analyzed through Content Analysis. As a result, two categories were constructed: i) the individual and collective action on the internet; and ii) participation, cooperation and online autonomy. Thus, it was enabled discussions respecting to teaching and learning processes in space pervaded by advances in fiber optic cables, binary codes and informational high speed. It is realized that only with organization and curricular contextualization is possible to approach the school's online culture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCAMINE: Caminhos da educação [recurso eletrônico]. Franca, SP. Vol. 8, n. 2 (2016), p. 94-112.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectOnline learningen
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleDesafios e oportunidades para aprendizagem onlinept_BR
dc.title.alternativeChallenges and opportunities for learning online en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001011633pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record