Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGrecca, Fabiana Soarespt_BR
dc.contributor.authorDörr, Guilherme Danielpt_BR
dc.date.accessioned2017-05-24T02:25:48Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158392pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) ainda estão em fase de desenvolvimento no Brasil, tanto no que tange à quantidade à otimização dos serviços prestados. Sendo assim, é de suma importância que se tenha um melhor entendimento da relação entre serviços prestados e perfil de usuários. O objetivo do trabalho foi descrever o perfil dos atendimentos na especialidade de Endodontia do CEO Bom Jesus, oriundos de duas gerências distritais, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no período de 2012 e 2013. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional transversal descritivo, onde foram analisados prontuários clínicos de todos os usuários atendidos no período de 2012 e 2013, na especialidade de endodontia do CEO do Centro de Saúde Bom Jesus, oriundos das unidades de saúde dos distritos Leste-Nordeste e Partenon-Lomba do Pinheiro, da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para a análise estatística foi utilizado o software SPSS versão 18. Foram realizadas as análises das frequências absolutas e relativas das variáveis relacionadas às pessoas e aos procedimentos (dentes), estratificando-as em aspectos gerais (relativo à amostra total) e por distrito sanitário. Resultados: A maioria dos usuários (70,2%) era do sexo feminino, com idade até 19 anos (22,2%), não referiram ser hipertensos (80,9%), não referiram ser diabéticos (93,2%), não referiram apresentar hepatite (95,9%) e negavam o uso contínuo de algum tipo de medicamento (62,0%). Os primeiros molares foram os dentes de maior demanda (38,5%) seguido dos pré-molares (22,7%). A maioria dos procedimentos foi realizado em dentes da arcada superior (56,7%), com indicação de necropulpectomia (84,8%) e realizado em até três sessões (81,5%). Os dentes que necessitavam de adequação representaram 34,9% e apenas 13,8% dos dentes foram considerados impossíveis de serem tratados. A dor foi relatada em 26% dos casos. O tratamento foi concluído em 65,8% dos dentes, sendo que 17,1% tiveram seu tratamento interrompido por motivo de abandono do usuário. Considerações finais: Através da análise realizada no CEO Bom Jesus é possível delinear um perfil dos atendimentos em Endodontia, auxiliando na resolutividade e no planejamento dos serviços.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: The specialized dental clinics (CEO) are still under development in Brazil, both with regard to the amount the optimization of services provided. It is therefore of paramount importance to have a better understanding of the relationship between services and user profile. The objective was to describe the profile of care in the specialty of Endodontics CEO Bom Jesus, from two district managers in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, in the 2012 period and 2013. Methodology: This is a descriptive cross-sectional observational study, which analyzed clinical records of all patients seen in the 2012 and 2013 period, the endodontic specialty Health Center CEO Bom Jesus, coming from the health units of the East-Northeast districts and Parthenon-Lomba do Pinheiro, the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. For the statistical analysis we used the SPSS software version 18 were conducted the analysis of absolute and relative frequencies of variables related to people and procedures (teeth), stratifying them in general aspects (on the total sample) and health district. Results: The majority of users (70.2%) were female, aged up to 19 years (22.2%), not reporting hypertension (80.9%) did not report being diabetics (93.2%) not referred having hepatitis (95.9%) and denied continued use of any medications (62.0%). The first molars were the most demanding teeth (38.5%) followed by premolars (22.7%). Most procedures was conducted in teeth of the upper arch (56.7%) with necropulpectomia indication (84.8%) and performed within three sessions (81.5%). The teeth must be adapted represented 34.9% and only 13.8% of the teeth were considered impossible to be treated. Pain was reported in 26% of cases. Treatment was completed in 65.8% of the teeth, and 17.1% had their treatment interrupted for user abandonment of reason. Final Thoughts: Through analysis on CEO Bom Jesus is possible to outline a profile of care in Endodontics, assisting in solving and planning services.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectServiços de saúdept_BR
dc.subjectDental health servicesen
dc.subjectSecondary careen
dc.subjectAtenção secundária à saúdept_BR
dc.subjectDental specialtiesen
dc.subjectEndodontiapt_BR
dc.titlePerfil dos atendimentos de endodontia em um Centro de Especialidades Odontológicas de Porto Alegre-RSpt_BR
dc.title.alternativeProfile of endodontic care in a specialized dental center of Porto Alegre-RS. 2015 en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGiordani, Jessye Melgarejo do Amaralpt_BR
dc.identifier.nrb001021799pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Atenção Especializada em Saúdept_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples