As diferentes estratégias de embalagens de leite e a percepção dos consumidores
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Date
2016Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
As embalagens contemporâneas estão se adaptando cada vez mais ao estilo de vida moderno com o proposito de facilitar a entrega do produto final ao consumidor. Diante disso, este artigo busca entender como as diferentes estratégias de embalagens presentes no mercado são percebidas pelos consumidores. Para isso, foi criada uma marca de leite fictícia, a LacVida, que possui três diferentes estratégias de embalagens, todas presentes no mercado atual, para entender como cada uma é percebida pelos se ...
As embalagens contemporâneas estão se adaptando cada vez mais ao estilo de vida moderno com o proposito de facilitar a entrega do produto final ao consumidor. Diante disso, este artigo busca entender como as diferentes estratégias de embalagens presentes no mercado são percebidas pelos consumidores. Para isso, foi criada uma marca de leite fictícia, a LacVida, que possui três diferentes estratégias de embalagens, todas presentes no mercado atual, para entender como cada uma é percebida pelos seus consumidores. As embalagens são: embalagem com tampa de rosca com caixa alongada, embalagem com tampa de lacre com caixa quadrada e a embalagem tradicional (sem tampa) com caixa quadrada. Dessa forma, os principais atributos analisados foram o design e o preço, e, também, foram levados em consideração alguns atributos inseridos nesse contexto, como: o modo de servir o leite, a conservação do produto, a higiene das embalagens, entre outros aspectos. Para isso, foram selecionados 30 entrevistados, de forma aleatória. Os entrevistados, separadamente, foram observados manuseando as diferentes caixas de leite e, depois, foram submetidos à entrevista com roteiro semi-estruturado, fazendo parte de uma pesquisa quase-experimental de caráter qualitativo. A partir das análises foi possível perceber que a embalagem mais contemporânea, a com a tampa rosca e com a caixa mais alongada, foi à preferida pela maioria dos entrevistados, justamente porque oferece facilidade e praticidade para eles. Diante de uma vida moderna e “corrida”, esses atributos são levados mais em consideração, pois auxilia no dia-a-dia dos consumidores. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização em Marketing - Turma 2014.
Collections
-
Applied and Social Sciences (3537)
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