Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCenci, Daniellept_BR
dc.contributor.authorBecker, Maria Luiza Rheingantzpt_BR
dc.date.accessioned2017-05-20T02:43:07Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2359-2842pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158295pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta o estudo preliminar de uma tese de doutorado. Optamos por apresentar aqui a categoria de análise intitulada Jogos, definida em decorrência destes serem adotados de maneira frequente nas aulas observadas e por abordarem conceitos acerca do Sistema de Numeração Decimal, como valor posicional, o registro da contagem e o pensamento aditivo. O objetivo do estudo é de investigar as intervenções docentes no uso de jogos sobre o Sistema de Numeração Decimal no processo de ensino e de aprendizagem do Ciclo de Alfabetização. A partir dos estudos piagetianos, consideramos que os jogos têm alto potencial para que a criança estabeleça relações em experiências físicas, lógico-matemáticas e sociais. Os resultados obtidos neste estudo preliminar indicam que as ações docentes analisadas carecem de intervenções voltadas especificamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático das crianças, entretanto afirmam o quanto os jogos são propícios para instaurar o debate em sala de aula, permitir a identificação de mais de uma solução para uma mesma situação-problema e para promover a interação sociomoral.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this article is to discuss one of the analytical categories developed in the preliminary study of a doctoral dissertation. It is worth noting that this study will not be part of the analysis developed in the dissertation. In this stage of the doctoral research, we have performed some tests and created the first analytical categories. The category presented here is called Games. It was chosen for being frequently used in the classes we observed and for approaching concepts related to the decimal numeral system, such as base-10 positional notation, count recording and additive reasoning. According to Piagetian studies, games have a great potential to make children establish both physical and social relations. The results so far indicate a lack of intervention focused on the development of children’s logical thinking, but confirm how effective the games are in encouraging students to debate in class, allowing them to understand that the same problem can have more than one solution and promoting social/moral interaction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectivas da Educação Matemática. Campo Grande, MS. Vol. 9, n. 21 (2016), p. 941-959pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematics instructionen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDecimal numeral systemen
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectLiteracy developmenten
dc.titleJogos de regras e o ensino do sistema de numeração decimal : um estudo preliminarpt_BR
dc.title.alternativeRule games and teaching decimal numeral system : a preliminary studyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001009832pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem