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dc.contributor.advisorBernardes, Mauricio Moreira e Silvapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Geísa Gaiger dept_BR
dc.date.accessioned2017-05-20T02:42:19Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158239pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca contribuir com empresas desenvolvedoras de produtos de bens de consumo, através da proposição de um protótipo de sistema de informação de benchmarking (SIB). O programa tem por base um conjunto de indicadores de inovação, competitividade e design que estão distribuídos em cinco categorias: resposta ao consumidor, eficiência, inovação, qualidade e resultado. O SIB apresenta um indicador composto, denominado ICD-UFRGS, calculado a partir dos resultados de desempenho obtidos por uma determinada empresa em cada categoria. Dessa forma, as companhias poderão verificar sua performance, se comparar com outras do mesmo setor e confrontar seu desempenho com os dados advindos da média dos resultados de todas as demais empresas usuárias do sistema proposto. O programa foi resultado do trabalho de uma equipe de desenvolvimento com diferentes habilidades. Utilizou-se como estratégia de atuação a realização de apresentações periódicas, por parte dos programadores, para os demais integrantes da equipe de desenvolvimento, sobre a operação do software. Assim, a equipe tinha condições de refletir sobre a adequação da funcionalidade do sistema com os objetivos do trabalho e sugerir melhorias ao processo. O protótipo de alta fidelidade, em seu formato final, foi testado, inicialmente, com dados fictícios e, posteriormente, com dados reais de uma empresa, com o intuito de identificar problemas na programação. Em seguida, o software passou por três diferentes validações: em uma empresa desenvolvedora de produtos de bens de consumo; em uma agência governamental ligada ao setor industrial brasileiro; e por pesquisadores e professores do Institute of Design do Illinois Institute of Technology, de Chicago/EUA. As validações tiveram o intuito de identificar oportunidades de melhorias, por meio da percepção de possíveis usuários do software, a serem implementadas no protótipo, antes de sua disseminação no mercado. O estudo permitiu verificar que o sistema tem potencial de uso no Brasil. Além disso, percebeu-se que a funcionalidade de integração com outros softwares e possibilidades de apresentação de dados em smartphones podem contribuir na implementação em empresas.pt_BR
dc.description.abstractThe present study seeks to contribute with product development companies by proposing a prototype of a benchmarking information system (BIS). The software is based on a set of indicators of innovation, competitiveness and design that are distributed into five categories: consumer response, efficiency, innovation, quality and outcome. BIS has a composite indicator, called ICD-UFRGS, which is calculated with the performance results achieved by a particular company in each category. In this way, companies will be able to check their performance if they compare it with the achievement of other companies in the same sector and compare their performance with the data from the average of the results of all other companies that use the proposed system. The software resulted from the work of a development team with different skills. The operating strategy consisted of regular presentations by the developers to the other members of the development team about the operation of the software. Thus, the team had to reflect on the adequacy of the system functionality to the objectives of the work and suggest improvements to the process. The final format of the high-fidelity prototype was tested with fictitious data at first, and later with real data of a company, in order to identify problems in programming. Then, the software went through three different validations: in a product development company; in a government agency linked to the Brazilian industrial sector; and by researchers and professors of the Institute of Design of the Illinois Institute of Technology in Chicago/USA. The purpose of the validations was to identify improvement opportunities, through the perception of possible users of the software to be implemented in the prototype, prior to its dissemination in the market. The study showed that the system has potential for use in Brazil. In addition, it was realized that the functionality of integration with other software and the possibility to present data on smartphones can favor its implementation in companies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation systemen
dc.subjectBenchmarkingpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectBenchmarkingen
dc.subjectCompetitivenessen
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.titleProposição de um sistema de informação de benchmarking para empresas desenvolvedoras de produtospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001021092pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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