Articulação das aprendizagens da língua escrita entre educação infantil e ensino fundamental análise dos cadernos de formação do PNAIC
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Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar os cadernos de estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), utilizados nos cursos de formação de 2013 e 2015, procurando investigar que expectativas são expressas em relação às aprendizagens da língua escrita que as crianças poderiam desenvolver na Educação Infantil e ter continuidade no Ciclo de Alfabetização, no Ensino Fundamental. Partindo de uma perspectiva qualitativa de pesquisa e utilizando a análise documental como ferramen ...
Esta pesquisa tem por objetivo analisar os cadernos de estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), utilizados nos cursos de formação de 2013 e 2015, procurando investigar que expectativas são expressas em relação às aprendizagens da língua escrita que as crianças poderiam desenvolver na Educação Infantil e ter continuidade no Ciclo de Alfabetização, no Ensino Fundamental. Partindo de uma perspectiva qualitativa de pesquisa e utilizando a análise documental como ferramenta metodológica principal, foram selecionados 14 cadernos de formação para este estudo. O referencial teórico utiliza contribuições de autores da área da alfabetização e dos estudos sobre políticas para a Educação Infantil, como Brandão e Leal (2011), Peter Moss (2011) e Sônia Kramer (2006). Os resultados da pesquisa apontaram que os cadernos de formação do PNAIC postulam: 1) que os princípios de continuidade e de ampliação gradativa das aprendizagens da língua escrita devem articular o trabalho pedagógico da Educação Infantil ao do Ciclo de Alfabetização; 2) que deve haver mais integração entre brincar, letramento e alfabetização nessas duas etapas da Educação Básica, rompendo a ideia de que a Educação Infantil se destina a crianças e o Ensino Fundamental, a alunos; 3) que se deve desenvolver um trabalho pedagógico que possibilite aprender sobre as diferentes dimensões da língua escrita nos anos finais da Educação Infantil, de forma a brincar de ler e escrever, tanto quanto se propõe brincar com outras linguagens; 4) que se rechace o treino de conhecimentos de letras e sílabas na Educação Infantil; e 5) que se incentive práticas pedagógicas regulares e não ocasionais de produção de textos orais, de textos escritos com auxílio de escriba, de jogos coletivos que desenvolvam a consciência fonológica e de leitura de histórias na Educação Infantil, com continuidade no Ciclo de Alfabetização. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1360)
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