Validação de material educativo impresso sobre asma
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Data
2015Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Materiais educativos impressos (MEIs) devem ser utilizados pelos profissionais de saúde como um recurso adicional para a informação verbal, pois, melhoram a aprendizagem, transmitem informações e instruções importantes, além de servir como motivadores para uma mudança de atitude. Com o intuito de melhorar a educação em saúde do paciente asmático a fim de que ele tenha um melhor controle da doença, foi desenvolvido um MEI sobre asma na disciplina de Atenção Farmacêutica III na Universidade Feder ...
Materiais educativos impressos (MEIs) devem ser utilizados pelos profissionais de saúde como um recurso adicional para a informação verbal, pois, melhoram a aprendizagem, transmitem informações e instruções importantes, além de servir como motivadores para uma mudança de atitude. Com o intuito de melhorar a educação em saúde do paciente asmático a fim de que ele tenha um melhor controle da doença, foi desenvolvido um MEI sobre asma na disciplina de Atenção Farmacêutica III na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo deste trabalho consistiu na validação deste material educativo impresso para que o mesmo possa ser utilizado como uma estratégia de educação em saúde para pacientes com asma e cuidadores. A pesquisa foi realizada na Unidade Básica de Saúde Santa Cecília, no município de Porto Alegre. Vinte pessoas foram entrevistadas e um instrumento de avaliação foi aplicado de modo a contemplar quinze questões referentes aos domínios de compreensão, atratividade, auto-eficácia, aceitação cultural e persuasão. As falas dos entrevistados foram gravadas com o consentimento dos mesmos e, posteriormente transcritas e analisadas com uma abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que o MEI sobre asma se mostrou adequado e teve uma boa aceitação pela maioria dos entrevistados. De modo geral, o MEI apresentou uma boa auto-eficácia e atratividade. Deve se considerar que o material irá atingir diversos pacientes e cada um terá uma aceitação diferente visto sua individualidade e julgamentos frente à doença e tratamento. Alguns entrevistados sugeriram algumas modificações e, com o objetivo de verificar a legítima adequação do MEI, sugere-se a realização de um estudo posterior com pacientes asmáticos a fim de confirmar se as modificações sugeridas tornaram o MEI adequado e assim, garantir a utilização de um material eficaz no processo de educação em saúde a pacientes asmáticos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Farmácia. Curso de Farmácia.
Coleções
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TCC Farmácia (706)
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